18.11.10

Maratona seleciona bandas para final e semi final do CCAA Fest

Banda Born To Be, que passou pelas audições
Foi preciso empenho e muita disposição, mas isso foi o que não faltou. Em apenas três dias, de 4 a 6 de novembro, o júri que teve profissionais como Roosevelt Bala (Stress) e Assis Figueredo (Estúdio Ápice) conseguiram avaliar e pinçar, entre 75 bandas inscritas no CCAA Fest, 10 bandas  garantidas para a  na final e mais 10 que entrarão, ainda neste final de semana, em votação pública  através do site do CCAA Belém (www.ccaabelem.com.br). 

A maratona aconteceu entre oa dis 4 e 6 de  novembro, no Estúdio Ápice, no mesmo local em que hoje, 18, a partir das 18h, em uma coletiva de imprensa com presença de bandas e da produção executiva do festival (Gláfira Lobo e Josy Sidrin), além dos jurados, vai ser divulgada a lista das 10 finaliistas e de outras 10 que ainda concorem às ultimas cinco vagas para a final que acontecerá em fevereiro de 2011.

É a quinta edição deste festival que vem desde então abrindo as portas para muitas bandas que ainda procuram se inserir de forma mais definitiva no cenário independente do rock paraense, além de reafirmar bandas que já estão consolidadas. 

Este ano, mais de 100 bandas vindas não só de Belém, mas também de outras cidades do Pará, se inscreveram. O hibridismo é grande entre os trabalhos apresentados. Para se ter ideia do tom democrático do evento, entre as bandas inscritas e que podem estar na lista que será divulgada logo mais, estão as já bem conhecidas Acordalice, Carbono XIV, Clepsidra, Baby Loyds, Vinil Laranja, Mostarda na Lagarta e Ultraleve. 

Mas há coisas completamente novas pelo menos para o grande público, como a Expresso Abacaxi e Brasão de Miriti. Neste ano, o estúdio recebeu ainda as bandas Ruwa, que já venceu o festival de 2006 com a música Ratos no Tucupí, e as bandas Myttus, Avens, Oscaravelho, Remoto Controle, SK8 e Síncope. A Cocota de Ortega veio de Ananindeua e a Anja enfrentou 5 horas de estrada vindo de Tucuruí só para as audições.

Isso demonstra que a cada ano surgem novas bandas de rock no circuito independente da música em Belém e em outros municípios paraenses, no entanto o escoamento desta produção e a aproximação destas bandas com o público é sempre um caminho árduo a ser percorrido. O grande show que definirá as bandas vencedoras, acontecerá no dia 05 de fevereiro de 2011, premiando a melhor música e os melhores músicos, além do prêmio Banda Inovação.

Apenas 15 estarão concorrendo, mas no final das contas todas que participam, saem instrumentalizadas para fortalecer a divulgação de seu trabalho, já que todas as que fazem a audição, ganham um DVD com o vídeo de sua apresentação no APCE. 

As 15 bandas finalistas ganham cinco DVDs com a gravação do show da final em fevereiro; cada uma destas também recebe uma bolsa de estudo de um ano no CCAA, ou seja, a banda tem que eleger um membro para estudar estes dois semestres no CCAA.

A vencedora do festival ganha a gravação de um CD, ao vivo, no estúdio Na Music, que também oferece 100 cópias do produto já gravado. A segunda coloca grava um videoclipe da música, com o patrocínio do Studio Pub, parceiro do projeto. Quem fica em terceiro lugar ainda ganha R$1.000,00 da Escola G2 MUHSICA, mais uma parceira do CCAA Fest. E ainda tem o Prêmio Banda Inovação, que garante a gravação de uma música, no Estúdio APCE.

Serviço
CCAA Fest divulga lista das 10 bandas selecionadas para grande final e abre votação pela internet para escolher as últimas 5 finalistas. Presença de das bandas vencedoras, Josy Sidrin e Gláfira Lobo (Produção executiva do CCAA FEST), Assis Figueiredo e Roosevelt Bala (Jurados). Mais informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: