Cine CASA apresenta "O Samurai", de Jean Pierre Melville, neste sábado, 27, às 18h30, com entrada franca.
Em “O Samurai”, Alain Delon interpreta um taciturno e meticuloso assassino profissional. A produção franco-italiana de 1967 está entre os 100 melhores filmes de todos os tempos segundo a Revista Empire e começa a ser exibida às 18h30, com entrada franca.
Jeff Costello, interpretado por um magnífico Alain Delon, segue um rígido código de conduta para evitar que seja pego ou reconhecido após a execução de seu trabalho. Solitário, a única companhia com que conta é a da namorada Jane Lagrange (interpretada por Natalie Delon, esposa do ator na vida real), que o ajuda a construir seus álibis.
Mesmo planejando todos os seus assassinatos com extremo cuidado, uma noite ele comete um erro ao ser surpreendido por uma testemunha – Valerie (Cathy Rosier), a pianista de um bar noturno. Com a identidade exposta, passa a ser cada vez mais pressionado tanto pela polícia quanto pelos seus empregadores. Simultaneamente, desenvolve uma relação cada vez mais intensa com a pianista.
Luah Sampaio, integrante da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e curadora da sessão, comenta o filme: “Sentimos muito frio com a fotografia; um frio vindo de dentro, dos países gelados do norte, da mente daquele homem. Ele é o assassino perfeito, intransponível e respirando morte. Sua espada de Samurai é a câmera e seu aspecto retilíneo. Ele se desmascara e deságua em nossa frente e nos apaixonamos por sua fraqueza - esta que não é uma comum, das de seres humanos: é a de Samurai quando falha em uma missão”.
O clássico de Jean Pierre Melville é cotado como o número 39 dentre os 100 melhores filmes de todos os tempos pela Revista Empire. Sua influência é vasta: desde o cinema de ação comercial de Hong Kong que lhe prestou bela homenagem com “O Matador”, de John Woo; até o cinema independente norte-americano, traduzida em “Cão Fantasma”, de Jim Jamursch.
Serviço
Dia 27 de novembro (sábado), às 18h30, no Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude - Av. Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Entrada franca!
Realização: APJCC e Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude
Parceria: Rede Norte de Cineclubes
Nenhum comentário:
Postar um comentário