4.11.10

Grupo Gestus chega em Belém para apresentar “About Angels”

Neste final de semana Belém recebe o Grupo Gestos, uma companhia paulista de dança que acaba de fazer uma temporada no Equador. 

Aqui o grupo vai apresentar, no sábado, 06, e no domingo, 07, três espetáculos que fazem parte do projeto About Angels, realizado com o patrocínio da Lupo, via Lei Rouanet. 

As apresentações serão no Teatro Experimental Waldemar Henrique, às 20h, com entrada gratuita, mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.

“About Angels” - que dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo grupo desde 2006, sobre ativismo artístico – contempla os trabalhos “Sobre Todos Nós” (direção de Gilsamara Moura), “Microdanças que se desfazem...” e “Viral” (coreografia de Mário Nascimento).

Com propostas de solos e coletivos que dialogam entre si, o Gestus apresenta intérpretes-criadores convivendo num ambiente de criação permanente. Pertencimento, memória, alteridade integrada, denúncia, consumismo são algumas das questões abordadas em “About Angels”.

A infância, de acordo com Gilsamara, norteou os caminhos percorridos na construção deste projeto, “não como sustentáculo narrativo, mas como ambiente em potencial, para ser desenhado e compartilhado pelo coletivo”.

Depois de Belém, o grupo segue com apresentações, ainda em novembro, por Teresina e Parnaíba. A agenda, até o final do ano, inclui ainda algumas cidades de São Paulo - entre elas a capital, com o solo “Ausculta”, da bailarina Sabrina Kelly, grávida de sete meses. Para o primeiro semestre do próximo ano a agenda prevê a vizinha cidade de Ribeirão Preto e La Paz, na Bolívia.

O Gestus foi criado em 1990, na cidade de Araraquara e, atualmente, é formado por quinze pessoas que desempenham papéis nas áreas de criação, produção, comunicação e direção, constituindo um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança. Na sua trajetória, foi agraciado pelos prêmios Em-Cena Brasil/2002, Caravana Funarte/2004 e Klauss Vianna de Dança/2007.

Apresentou-se em inúmeros eventos e salas no Brasil, participou de diversos festivais internacionais de Dança em países como Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Estados Unidos, Alemanha.

Integrou o projeto de residência artística internacional IPL/2008, participou do projeto de cooperação internacional “Fronteras”, ambos em Lima-Peru e co-produziu edições do Festival de Dança de Araraquara/2001-2008 e do Fronteiras Brasil/2009.

Serviço
Grupo Gestus apresenta projeto “About Angels”. No Teatro Waldemar Henrique, dias 6 e 7, às 20h, com entrada franca. Mais informações:


Nenhum comentário: