12.11.10

“O Pregoeiro” de Márcio Libar em cartaz no Teatro Waldemar Henrique

O ator e diretor carioca está em Belém participando da programação do 12 anos de trajetória do grupo Palhaços Trovadores.


Pela manhã ele ministrou, no Instituto de Artes do Pará, um oficinão “O Jogo da Comédia”, e hoje à noite, às 20h, apresenta o espetáculo “O Pregoeiro”, no Teatro Waldemar Henrique.

Ator e diretor Márcio Libar tem em seu currículo um longa metragem e quatro curtas, além de prêmios internacionais, como o Especial do Cirque Du Soleil, no Principado de Mônaco, e o Nariz de Prata, no Principado de Monte Carlo, ambos concedidos em 2006. Fazendo arte, ele já percorreu todo o Brasil e outros oito países.

Em 2008, Márcio lançou “A Nobre Arte do Palhaço”, um livro que conta sua trajetória dos 20 aos 40 anos. “Tentei escrever como se fosse um romance. Em princípio é autobiográfico apenas para situar o leitor, mas depois se transforma na história de alguém que um dia resolve ser palhaço e se encontra com vários mestres no assunto”.

O Pregoeiro é um espetáculo no estilo “one man show” que se resume no tripé: ator, palco e platéia. Basicamente usando seu carisma e a fala solta de um experiente artista de rua, Marcio conta de forma documental em primeira pessoa a sua busca pelo reconhecimento da mídia e da crítica especializada e pelo amor de seu público.

Ele confessa que sempre sonhou em ser “famoso”, acreditou que seria um ídolo pop da black music, um pop star, mas quis o destino que ele acabasse no teatro e acabou se conformando em ser pobrestar mesmo.

A partir desse argumento, ele tenta realizar números de habilidades, mas que só acabam revelando sua mediocridade artística. Ele faz várias tentativas frustradas para receber o amor de seu público, mas só quando entra em contato com o palhaço e o compreende como “O perdedor” é que encontra um sentido.

É naquele lugar de perdedor que ele realmente se encontra e se reconhece, a partir desse ponto, Marcio vai se despindo da imagem MTV que construiu e gradativamente vai se transformando no seu palhaço Cuti-Cuti, enquanto fala sobre perdas, amor e morte.

Serviço
“O Pregoeiro”. Nesta sexta-feira, 12, a partir das 20h, no Teatro Waldemar Henrique.

Obs: Texto com informações dos Palhaços Trovadores

Um comentário:

Clara Ramthum disse...

Com licença, passo aqui pra dizer que me aproveitei de fotografia deste post para um post em meu blog pessoal: http://claraclaraboia.blogspot.com.br/2012/05/libar-marcio-o-pregoeiro.html

Espero não incomodar... Fiz as devidas referências. :)

Abraços,
Clara