22.1.13

200 Cenouras, fábulas de violência e muito humor

A coreógrafa carioca Marcela Levi traz a Belém, pela primeira vez, o espetáculo “Em redor do buraco tudo é beira” (2009). Em cena, com ela, a artista argentina Lucia Russo. Em cartaz no próximo dia 26, às 21h, no Teatro Cuíra. A entrada é franca. 

De caráter experimental, o espetáculo é estruturado a partir da dança com pequenos fragmentos autônomos que se atraem e se repelem mantendo o sentido sob tensão. 

Formada pela Escola de Dança Angel Vianna, a performer e coreógrafa Marcela define o espetáculo como uma “fábula feita em soluços, que dispensa a moral da história”. “Estava interessada nos saltos, nos vazios, nos solavancos que uma estrutura fragmentada, entrecortada, cheia de intervalos, pode engendrar”, explica a coreógrafa. 

“Em redor...” é apresentado sobre uma superfície instável e com uma narrativa não-linear. Inspirado nas estruturas violentamente humoradas de alguns desenhos animados, o espetáculo não possui uma temática específica. É feito para suscitar perguntas e reflexões no público, estando sempre ao redor sem ir direto ao assunto.

“O que está em jogo no trabalho é a seguinte pergunta: será que momentos eufóricos coletivos podem, de uma hora pra outra, sem aviso, detonar atos violentos?”, dispara a performer. Para isso, Marcela, diretora artística do espetáculo, e Lucia, usam seus corpos, músicas, pedaços de papel e 200 cenouras para contar histórias sobre violência, guerra e morte, sem deixar de lado o humor. 

Contemplado pelo programa de bolsas de estímulo à criação artística da Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2008, “Em redor do buraco tudo é beira”.

A peça foi indicada como um dos principais destaques de 2009 pela crítica especializada do jornal O Globo, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Zürcher Theater Spektakel (Zurique, 2010) e ainda o prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, em 2010. 

Desde a estreia, o espetáculo já foi apresentado em diversos festivais do Brasil, Europa e América Latina. “Em redor...” tem classificação livre para todas as idades. Marcela Levi é também performer. Foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França), no Programa Artistas en Residencia - Casa Encendida. Com a artista visual Laura Erber, recebeu a bolsa Batiscafo.

Desde 2002, ela desenvolve projetos que se situam na fronteira entre a dança contemporânea e as artes visuais, promovendo uma escrita coreográfica voltada para narrativas e corpos não lineares. Através de seus trabalhos, Levi procura ativar corpos-situações desviantes. 

Projetos da coreógrafa - Imagem (2002), “Massa de sentidos”, “In-organic” (2007) e Em redor do buraco tudo é beira” tem sido apresentados em vários festivais e centros de arte ao redor do mundo como Impulstanz Festival, Les inaccoutumés, Ménagerie de Verre, In Transit, In Presentables, Rencontres Choregraphiques de Seine-Saint-Denis, Kunsten Festival des Arts, Nottdance, Arnolfini, Chapter, Bienal Internacional de dança do ceará, Teatro Solís, Festival Panorama de Dança, entre outros. 

Paralelamente, Levi colabora com os artistas Lia Rodrigues, Vera Mantero, Guillermo Gomez-Peña, Lucía Russo, Dani Lima, Claudia Garcia e M anuel Vason, entre outros. Seu trabalho mais recente é “Natureza Monstruosa” foi contemplado pelo FADA – Fomento à Dança, Secretaria Municipal de Cultura, 2011. Oficina Além do espetáculo de dança, Marcela Levi e Lucia Russo promovem a oficina gratuita “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”, no espaço da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, parceira local do espetáculo. 

Bolsas - Falando nisso, a Cia. Experimental de Dança Waldete Brito está com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro para o concurso de bolsas parciais e integrais: turmas de ballet clássico intermediário e repertório, iniciação ao ballet, dança contemporânea e danças urbanas. O concurso é aberto para todas as idades e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível na escola, das 14h30 às 20h, de segunda a quinta-feira. 

Seviço
Espetáculo “Em redor do buraco tudo é beira”, com Marcela Levi e Lucia Russo. Dia 26 de janeiro, às 21h, no Teatro Cuíra (Rua Riachuelo esquina com 1º de março). Entrada franca. A oficina será no próximo dia 24 (quinta-feira), das 18h às 21h. As inscrições ainda estão abertas e as vagas são limitadas. A Cia. fica na rua Domingos Marreiros, 1775. Informações: 3246-4698.
Informações: (91) 9119-9367. 

(De  Mariana Almeida, com informações de Marcela Levi e Lucia Russo).

Nenhum comentário: