3.1.13

Cursos de cinema voltam a ser ministrados no IAP

Depois de uma longa temporada sem muitas novidades neste setor, o Núcleo de Produção Digital, em parceria com o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE/FUNDAJ-RE) e Instituto de Artes do Pará, volta a sediar cursos voltados á formação em cinema.

Anos atrás, vários deles foram realizados, de forma initerrupta, somando de forma definitiva com a profissionalização de vários técnicos que atuam na atual cena audiovisual paraense. A ideia é que depois deste outros cursos venham.

A parceria já oportunizou cursos com diversos profissionais brasileiros, como Alziro Barboza (Direção de Fotografia), Márcio Câmara (Som), Virginia Flores (Teoria da Montagem), Lia Renha (Cenografia) e Dib Lutfi (Direção de Fotografia), possibilitando por meio de oficinas práticas realizadas no IAP, a atualização de técnicos paraenses e de outros Estados do Norte, gratuitamente.

Para esta retomada, a escolha do profissional para conduzir o curso de Direção de Cinema foi ótima. Trazendo no currículo Cinema, Aspirinas e Urubus (direção), o primeiro longa metragem da carreira, e Madame Satã (roteiro), o pernambucano Marcelo Gomes é quem vem a Belém para esta missão. Bebendo em suas origens, o cineasta traz o olhar voltado para o sertão, mas ao invés do contexto político que marca o Cinema Novo de Glauber Rocha, destaca o conflito individual visto claramente em seu longa de estreia.

O primeiro contato dele com o cinema foi como participante de um cineclube que criou em sua cidade natal. Em 1991, ganhou uma bolsa para estudar cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra. Dois anos depois, voltou ao Brasil e fundou a produtora Parabólica Brasil, onde realizou curtas e vídeos ao lado de Adelina Pontual e Cláudio.

O diretor que já esteve em Belém antes, iniciou a carreira com os curtas “Clandestina Felicidade” (1998), e “Maracatu, Maracatus” (1995), que recebeu os prêmios de melhor filme, ator e som no Festival de Brasília. Em 2002, foi co-roteirista do longa-metragem Madame Satã, de Karim Aïnouz. Em 2005, Cinema, aspirinas e urubus foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Cena do longa "Cinema, Aspirinas e Urubus"
Desde então, escreveu roteiros de vários filmes e dirigiu longas-metragens selecionados para mostras internacionais e premiados em festivais nacionais.

Em 2012, dirigiu e roteirizou Era uma vez eu, Verônica, filme vencedor de sete prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano, incluindo os Candangos de melhor filme, roteiro, fotografia (para Mauro Pinheiro) e trilha sonora.

Gratuito e com objetivo de capacitar profissionais do audiovisual que já trabalham com direção em cinema, além de professores e estudantes das áreas de comunicação, artes e cinema, o curso busca definir, refletir e discutir as diferentes fases da função do diretor/roteirista: argumento, roteiro, decupagem, produção, filmagem, direção de atores, fotografia, direção de arte e finalização.

O Canne -  Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE/FUNDAJ-RE) – tem sede no Recife e vem desenvolvendo suas atividades sob a coordenação do CTAv Nacional, que funciona no Rio de Janeiro, operando ações técnicas da SAv/MinC nas áreas de fomento, formação, difusão e memória do audiovisual brasileiro. Juntos, o CANNE e o CTAv contribuem para implementar a política de descentralização e regionalização do Governo Federal para o audiovisual.

O primeiro curta de Marcelo, Maracatu, Maracatus
O Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD Pará) existe há seis anos. Fruto de Edital do MINC, que gerou o edital OLHAR BRASIL é gerenciado por um comitê gestor, onde a esfera pública e sociedade civil participam de forma democrática. 

Este comitê tem como gestores o Instituto de Artes do Pará e a Fundação de telecomunicações do Pará (FUNTELPA) e tem como co-gestores a Associação Brasileira de Curta-metragistas do Pará (ABDeC Pará), Associação Fotoativa e o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA).

Além de oficinas, o NPD Pará disponibiliza equipamentos de captação e de edição de som e de imagem gratuitamente, para realizadores independentes de todo o Estado e já apoiou diversos realizadores e instituições, em diferentes etapas da produção durante sua existência.

Mais informações:  91 4006-2904/4006-2911.

Nenhum comentário: