16.1.13

Cine Estação comemora uma década com estilo

É o 10º aniversário do Cine estação das Docas. Para celebrar, três filmes entram no circuito este mês: “Tropicália”, de Marcelo Machado; “O Gato do Rabino”, de Antoine Delesvaux e Joann Sfar; e “Um Verão Escaldante”, de Philippe Garrel. As exibições continuam nesta quinta-feira, 17, às 18h e 20h30. 

Durante os últimos dez anos, o critério de oferecer ao público produções que despertem o interesse pela sétima arte, seja de forma temática (com polêmicas saudáveis para o debate), na questão da linguagem (novos diretores que experimentam e avançam numa arte sem fronteiras), na estética (a forma como os filmes são narrados) e no prazer de assistir filmes em tela grande, no escuro do cinemão que fica às margens da baía do Guajará, o que faz da sessão de cinema um ritual secular e contemporâneo. 

Uma década dedicada ao empenho do circuito exibidor alternativo como uma mais uma opção cultural na agenda da cidade, exibindo filmes que não são contemplados pelo circuito comercial de exibição. 

Localizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, que faz parte do complexo Estação das Docas, o Cine Estação conta com a participação do público que sempre prestigiou as mostras, as comemorações de aniversário, os shows após os filmes e documentários musicais, palestras, festivais e a programação regular que traz para a tela a assinatura de grandes diretores e novos realizadores.

Os filmes Em “Um Verão Escaldante”, o diretor Philippe Garrel narra a amizade de Paul (Jérôme Robart) e Frédéric (Louis Garrel). Frédéric é pintor e vive com Angèle (Monica Bellucci), atriz que está filmando em Roma e Paul faz alguns trabalhos como figurante em filmes. Em um set de filmagem, ele conhece Élisabeth (Céline Sallette). Os dois se apaixonam e os três amigos viajam juntos para passar as férias de verão em Roma. 

Na premiada animação, “O Gato do Rabino”, a ação se passa na Argélia, em 1920. O rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, um papagaio barulhento e um gato brincalhão que começa a falar depois de engolir o papagaio. Apaixonado pela dona, Zlabya, o felino faz de tudo para ficar por perto e até aceita as condições impostas pelo rabino: aprender mais sobre o judaísmo e fazer o Bar Mitzvah. Para isso, ele embarca em uma grande aventura. 

Em “Tropicália”, o diretor Marcelo Machado, que cresceu ouvindo as ousadias sonoras de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e Tom Zé, que não entendia as letras em inglês, mas adorava os arranjos de um tal de rock-n'-roll, conduz o espectador por uma viagem de sons e imagens por meio da história de um dos mais emblemáticos movimentos culturais brasileiros. Em um panorama afetivo construído com referências, entrevistas, pesquisas, imagens e, claro, canções, o espectador passeia pelos férteis, polêmicos e violentos anos de 1967, 1968, 1969. 

PROGRAMAÇÃO

17 (quinta) 
18h: Tropicália.
De Marcelo Machado. 72 min. 12 anos. Documentário. Brasil.
20h30: O Gato do Rabino
De Antoine Delesvaux e Joann Sfar. 100 min. 12 anos. Animação. França Áustria. 

20 (domingo)
10h: Um Verão Escaldante
De Philippe Garrel. 95 min. 14 anos. Ficção. : Itália/ França/ Suíça.
18h: O Gato do Rabino
20h30: Tropicália 

23 (quarta)
18h: O Gato do Rabino
20h30: Um Verão Escaldante 

24 (quinta)
18h: Um Verão Escaldante 20h30: Tropicália 

26 (sábado) 
19h – Palestra com professor Mariano Filho
19h30 – Tropicália.
20h45 – Show com Renato Torres e Banda (repertório com a temática do Filme Tropicália). 

27 (domingo) 
10h: O Gato do Rabino
18h: Tropicália
20h30: Um Verão Escaldante 

Serviço
Ingressos: R$ 8,00 (com meia-entrada para estudantes). A exibição de três títulos contemporâneos para celebrar o décimo aniversário do Cine Estação é realização da Secretaria de Estado de Cultura – Secult e a Organização Social Pará 2000.

Nenhum comentário: