16.1.13

4ª edição do Patuanú já começou em Belém


15 artistas, das cinco regiões do Brasil e dos países Costa Rica e Panamá,  sob orientação de Carlos Simioni, do Lume Teatro, participam do eventro, até 2 de fevereiro. Um mergulho profundo de troca e pesquisa de teatro e dança com a cidade. Além de oficinas, palestras e espetáculo, com entrada franca.  

O Patuanú faz, desde 2010, encontros anuais para promover e aprofundar a pesquisa em Dança de Ator. A partir de 2012 os encontros ganharam nova proporção. Além da pesquisa, o núcleo idealizou e promoveu oficinas, palestras, trocas com grupos locais e espetáculos gratuitos para artistas e público em geral das cidades onde o encontro acontece.

O projeto, que visa intercâmbio entre os artistas do grupo e suas cidades para aprofundamento da pesquisa em dança de Ator, oportuniza ao público local participar de oficinas, assistir palestras e debates e é claro, assistir espetáculos e montagens inéditas e as demonstração técnica da pesquisa, tando de fora quando produções locais. Tudo na Escola de Teatro da UFPA, ambiente acadêmico e artístico onde se desenvolvem as atividades do encontro, que segue até fevereiro.

Pela segunda vez consecutiva, aliás, Belém foi a cidade escolhida para receber o projeto graças a boa recepção e repercussão da edição 2012, quando os atores do grupo apresentaram o resultado de três anos de pesquisa e foram ofertadas aulas-espetáculos e duas oficinas para atores. Membro do grupo, o ator paraense Rodrigo Braga aposta na possibilidade de intercâmbio e troca de conhecimentos artísticos como um dos grandes atrativos do projeto. “O encontro cresceu este ano, trazendo seis oficinas, dois espetáculos, duas demonstrações técnicas e dois debates para a comunidade teatral e o público”, explica o artista. 

O Patuanú iniciou seus trabalhos a partir de um curso proposto por Carlos Simioni, que desde então, se comprometeram em aprofundar e difundir a pesquisa em Dança de Ator por meio de encontros e intercâmbios em diferentes cidades do Brasil.

A Dança de Ator é uma técnica de treinamento baseada no exercício da presença cênica e na investigação de diferentes qualidades de energia, movimentos e impulsos internos do corpo. Esses elementos são encontrados na Dança Pessoal, elaborada por Luís Otávio Burnier e Carlos Simioni, fundadores do Lume Teatro. 

“É o ator descobrindo as potencialidades físicas, psíquicas, emocionais e sentimentais, através de exercícios físicos, da hipertensão muscular, em movimento o ator consegue mergulhar dentro dele mesmo, e nesse mergulho acordar o que há dentro dele. Com isso, ele cria energias extras e amplia a capacidade do seu corpo. O ator fica com percepção ampliada e pode se conectar com a atmosfera e a natureza. Ele cria um campo magnético ativo com o espectador”, explica Simioni.

Apropriando-se de referências do teatro mundial, Burnier e Simioni tinham como objetivo elaborar uma técnica para o ator brasileiro, levando em consideração sua cultura e particularidades. Hoje, os elementos presentes na Dança Pessoal são referência no Brasil e fora dele. 

OFICINAS -  Escola de Teatro da UFPA, das 9h às 12h. As incrições podem ser feitas pelo e-mail: inscricaopatuanu@gmail.com. O interessado deve indicar a oficina que deseja participar e encaminhar um pequeno memorial.

14 a 18 de janeiro
- O corpo essencial, com Gabriel de Negreiros - "Qual o nosso primeiro impulso? O que move o invisível? Qual o sentido do meu sentido?  - Tem como objetivo proporcionar a construção de um corpo de atuação, expressivo e dinâmico através de um treinamento físico rigoroso a partir da prática do karatê-do e da educação somática aonde serão abordados temas que abrangem não só a qualidade artística do aluno, mas também como que o corpo lança-se no espaço de forma verdadeira, consciente e vazia. 

- Princípios da Arte do Palhaço, com João Porto - Aborda alguns princípios da arte do palhaço como a exposição para encontrar aspectos risíveis da pessoa, concomitante também é trabalhada o foco do palhaço e a relação com o público por meio de exercícios físicos, jogos e dinâmicas individuais e em grupo.

21 a 25 de janeiro
- Voz e Sensação, com Janko Navarro - Voz e sensação é uma oficina experimental, onde se utiliza como território básico de criação: a inspiração, o apoio, as relações físico/espaciais do corpo/voz, a percepção, a musicalidade e a abertura em presença do outro.

- Iniciação a Mímica Corporal Dramática, com Bruce Araújo - Vivência de Técnica e Improvisação A proposta da vivência é trabalhar com os alunos o treinamento técnico da Mímica Corporal Dramática, experimentando exercícios básicos que visam o conhecimento dos órgãos de expressão do corpo humano, o controle das articulações, do ritmo e das tensões da musculatura. Com isso, permitir aos alunos improvisações onde eles explorem novas possibilidades de movimentação sem perder de vista o jogo de ator. Com Bruce Araujo. 

28 de janeiro a 1º de fevereiro
- Continuidade da oficina Ator Ativo, com Marcos Rangel - A proposta de um novo encontro com os integrantes da oficina “O Ator Ativo”, realizado em janeiro de 2012, faz parte do desejo dos envolvidos em aprofundar os elementos técnicos trabalhados no primeiro encontro, mas agora com foco na criação de uma composição cênica a ser compartilhada com o público presente no IV Encontro do Núcleo de Pesquisa em Dança Pessoal do Ator. Esse processo se dará em cinco dias, com encontros de 3 horas cada, totalizando 15 horas-aula, mais o dia de “apresentação”.

- Na confluência dos Rios: Uma troca de experiências, com Fabíola Rahde - O ator, como um rio em fluxo, passa por diferentes lugares, técnicas e escolas durante o percurso de edificação de seu trabalho. Nesse percurso, existem momentos em que ele encontra outros rios para que suas águas se misturem. Nesse sentido, propõe-se uma troca de experiências práticas entre a atriz Fabíola Rahde e seis artistas de Belém. Essa troca acontecerá durante quatro dias, com encontros de três horas de duração e poderá prever uma mostra pública do que foi vivenciado. 

PROGRAMAÇÃO

TEATRO CLÁUDIO BARRADAS 
24/1, quinta-feira, 19h 
Palhaçadas de Quinta  - Casa dos Palhaços Trovadores 
29/1, terça-feira, 20h 
Espetáculo Parésqui Grupo Usina Contemporânea de Teatro
28/1, segunda-feira, 20h 
Demonstração Técnica - "A Prisão para a Liberdade", com Carlos Simioni 
30/1, quarta-feira, 20h 
Espetáculo Ritos, com Michele Campos, Cia de Teatro Madalenas 
31/1, quinta-feira, 20h 
Espetáculo "El Funeral", com Janko Navarro 
1°/2, sexta-feira, 20h 
Demonstração Técnica "Os Patuanus", PATUANU. 
2/2, sábado, 18h 
Espetáculo "La Fábula", Cia. de Teatro Madalenas 
2/2, sábado, 20h 
Espetáculo "Os Bons Serviços", com Betinha Mânica

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA 
29/1, terça-feira, 18h 
Mesa de discussão: "A pesquisa e a formação do ator na universidade", com Camilo Scandolara, Adriane Gomes, Marton Maués, Wlad Lima e Janko Navarro 
30/1, quarta-feira, 18h 
Palestra "A Herança de Vakhtângov para a cena contemporânea", com Adriane Gomes 

FICHA TÉCNICA 
Coordenador da Pesquisa/ Carlos Simioni
Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator – PATUANU: Betinha Mânica/RS, Bruce Araujo/RJ, Camilo Scandolara/PR, Eduardo Colombo/RS, Eduardo Rios/PE, Erivelto Viana/MA, Fabiola Rahde/RS, Gabriel de Negreiros/RS, Janko Navarro/Costa Rica, João Porto Dias/DF, Marcos Rangel/RS, Ray Moscarela/Panamá, Rodrigo Braga/PA, Rodrigo Carinhana/SP.

Realização PATUANÚ
Produção Cia de Teatro Madalenas
Apoio Cultural: Fundação Cultural Tancredo Neves - CENTUR ICA, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Teatro Universitário Cláudio Barradas, Palhaços Trovadores, Profª Dr. Wlad Lima, Comercial Aritana.

Mais informações: Site: http://patuanu.wix.com/patuanu +  Email: ciamadalenas@gmail.com + Fone: 91 3088 3103 / 91 8177 2176 / 91 8210 0022 .

Nenhum comentário: