29.1.13

Arthur Nogueira no ano do Brasil em Portugal

O cantor paraense, atualmente morando no Rio de Janeiro, estará em Portugal neste mês de fevereiro, onde SE apresentará, dentro da programação em homenagem ao Brasil, ao lado da também cantora e compositora, mas gaúcha, Gisele De Santi. Intitulado "Meridiano 50", o show traz um traço comum entre os Estados do Pará e do Rio Grande do Sul.

Oriundos desses extremos do país, os artistas decidiram se encontrar no "meio" do caminho, São Paulo, onde estrearam show ‘Meridiano 50’ em abril de 2012, no mítico Teatro Oficina. Na ocasião, a dupla contou com a participação do cantor e compositor Péricles Cavalcanti. Em agosto, o projeto se desdobrou, por meio do lançamento do videoclipe de ‘Ardis’, a primeira composição de Arthur e Gisele. 

O vídeo tem formato experimental e foi produzido pela cantora e Moisés Westphalen, a partir de imagens captadas com dispositivos móveis. O lançamento do clipe foi uma parceria com o site ‘Musicoteca’ – http://amusicoteca.com.br, que também disponibilizou o fonograma para download gratuito.
No show, que será apresentado em Lisboa no dia 07, os artistas destacam as diferenças e expõem os desejos comuns. Ao mesmo tempo em que reverenciam a tradição da cultura do Pará com ‘Pauapixuna’, bolero de Paulo André Barata e Ruy Barata originalmente gravado por Fafá de Belém, celebram a produção musical contemporânea do Rio Grande do Sul, representada por Vitor Ramil, o autor de ‘Livro aberto’, composição que abre o espetáculo. 

Também são destaques do repertório do show ‘Meridiano 50’ as canções: ‘Estudo para chão’, parceria de Arthur com o poeta carioca Omar Salomão; ‘Ou não’, parceria de Gisele com Moisés Westphalen; 'Simbiose', de Arthur Nogueira e Antonio Cicero; e as releituras de ‘Quem nasceu?’, de Péricles Cavalcanti, e ‘Sei dos Caminhos’, de Itamar Assumpção e Alice Ruiz. 

A direção musical do projeto ‘Meridiano 50’ é de Fabricio Gambogi (guitarra). Completam a banda os músicos Luque Barros (violao 7 cordas) e Chico Valle (percussão). Da milonga ao carimbó, com sabor de jambu e chimarrão, o projeto ‘Meridiano 50’ teve início sob a névoa de São Paulo, seguirá para o além-mar, mas ainda pretende aportar em Belém, Porto Alegre e em todas as cidades que permitam aos artistas guarida e inspiração. Tudo para provar que, no Brasil, afinidade tem a ver com diversidade. 

Os artistas - Arthur Nogueira está recém-instalado no Rio de Janeiro, após 24 anos em Belém – oito deles dedicados à música. O cantor e compositor paraense absorve suas raízes e as transforma, aliando novas influências igualmente simbólicas e importantes ao som que cresceu ouvindo. 

As trocas ajudam a traçar o perfil de Nogueira: mantém diálogo constante com seus conterrâneos (por exemplo, os compositores Vital Lima e Henry Burnett e o poeta Dand M) e com nomes consagrados da poesia contemporânea brasileira, como Antonio Cicero (irmão e principal compositor do repertório de Marina Lima) e Eucanaã Ferraz.

Com dois álbuns gravados, 'Arthur Nogueira' (2007) e 'Mundano' (2009), e um EP virtual, 'Mundano+' (2010), Nogueira tem ainda composições com os jovens poetas Ramon Mello e Omar Salomão e pares na música como o carioca Bruno Cosentino, a gaúcha Gisele De Santi e o mineiro César Lacerda. 

Em fase de concepção e gravação do próximo trabalho solo, intitulado 'A margem do mundo', e de finalização do seu disco em parceria com Bruno Cosentino, intitulado 'Sem margens', o cantor desenha outra face da música contemporânea do Pará, com um pé na cultura popular, outro nas aventuras sonoras, e o corpo mergulhado no mar do mundo. 

Gaúcha - Cantora e compositora gaucha radicada em São Paulo. Seu disco de estréia, 'Gisele De Santi', chamou a atenção de nomes como Nelson Motta e Juarez Fonseca e teve lançamento no Brasil e no Japão. Não à toa, Gisele foi premiada nas categorias intérprete e revelação na edição de 2010 do Prêmio Açorianos. 

Ela é também autora, em parceria com Fabricio Gambogi, do hit que conquistou rádios e trilha de novela, 'Do Lado de Cá', interpretado pela banda Chimarruts e teve a canção 'E Eu' gravada em 2012 pela cantora paulista Negra Li. Seu segundo CD, 'Vermelhos e Demais Matizes', que será lançado ainda no primeiro semestre de 2013, é composto por 15 canções de autoria de Gisele e de 02 canções inéditas dos compositores Vitor Ramil – compositor gaúcho renomado nacionalmente, – e Fabricio Gambogi – talentoso compositor da nova música do Rio Grande do Sul. 

Em seus discos e shows, Gisele revela-se cantora e compositora de segurança e maturidade notáveis, especialmente se considerarmos seus 27 anos de idade. Intérprete essencialmente intimista e delicada, Gisele vem conquistando o público por onde passa e estréia como promessa já estabelecida, pronta para construir sua história, e, sobretudo, mais música.

Serviço
Meridiano 50 no Ano do Brasil em Portugal. Em 07 de fevereiro de 2013, às 22h30, no Espaço Brasil (Rua Rodrigues Faria, 103 - Alcântara, Lisboa) http://anobrasilportugal.com.br 

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: