30.1.13

Roberta Carvalho expõe sua Lumen-Essência

O corpo em meio a folhagens. Grandes esculturas de luz em movimento. Roberta Carvalho apresenta suas experimentações no terreno da metamorfose – a possibilidade de convergir homem e natureza. Na mostra “Lumen-Essência”, que abre dia 4 de fevereiro, a artista exibe a trajetória da série “Symbiosis” e novos desdobramentos deste trabalho, na Kamara Kó Galeria. 

O ponto de partida: a imagem de um homem em posição fetal projetada no ramo de uma árvore. Para Roberta, um desabrochar. “Um homem em posição fetal, aninhado na árvore: um nascimento e um renascimento para mim”, foi assim que aconteceu a primeira ação deste trabalho. 

A partir de então, a artista paraense inicia uma série de experimentações e outras partes do corpo vão se transformando nas esculturas verdes. Em 2008, durante exposição coletiva na Galeria de Arte Graça Landeira, o projeto, enfim, ganha corpo. “Realizei uma instalação com um pequeno arbusto, pensando e desenvolvendo ainda mais o que viria ser o projeto ‘Symbiosis’”. 

A exposição reúne sete fotografias, um vídeo e uma instalação. Nos registros, rostos surgem nas árvores, que ganham humanidade, e fitam o espectador - vigilantes noturnos que surgem no improvável. “Um mergulho no outro, uma espécie de felicidade expandida”, diz a artista visual Keyla Sobral, que assina o texto de apresentação da mostra. 

Concebido ainda em meados de 2007, o projeto “Symbiosis” consiste numa série de ações de projeção digital videográfica em copas de árvores no espaço público da cidade, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo mappping e instalação. Para a artista, o alcance do projeto vai ainda além das múltiplas linguagens que abarca. 

“É mais que isso também, é o relacionamento com pessoas de várias cidades por onde o projeto passou, com as histórias destes locais e destas pessoas”, destaca a artista, que realizou o projeto de arte-tecnologia “Symbiosis” na Ilha do Combú, onde conviveu e produziu um dos seus trabalhos mais emblemáticos. 

A fim de evidenciar a mútua relação de interdependência entre seres aparentemente tão distintos quanto o homem e o meio ambiente, Roberta torna a natureza hospedeira da arte. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma criatura verde, árvores observadoras. 

“A proposta deste projeto e sua grande peculiaridade poética vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, recurso já experimentado por alguns artistas pelo mundo, e leva ao extremo o nome que o designa”, diz Roberta. 

A imagem que se projeta, figuras humanas geralmente de amazônidas, tem uma relação formal estreita com o desenho da árvore e uma relação simbólica com o lugar onde estas árvores se encontram.

“É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa”, explica a artista. Em meio ao discurso ecológico intrínseco à proposta, Roberta propõe uma busca sobre sua própria natureza. 

“'Lumen-Essência’ desenha o caminho desse feixe luminoso escultórico, que vai além do olhar atento voltado a região. Chego a ouvir Leminski ao longe, ‘as folhas tantas, nem sabe a quantas’”, poetiza Sobral. 

Sobre a artista - Roberta Carvalho é artista visual, designer e produtora cultural. Estudou artes visuais na Universidade Federal do Pará. Vive em Belém, cidade onde nasceu. Desenvolve trabalhos na área de imagem, intervenção urbana e vídeo arte. 

Foi vencedora de diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Diário Contemporâneo, em 2011, o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2005), menção honrosa no Salão de Pequenos Formatos (2006), além do Prêmio Microprojetos (2010) da Funarte (Minc) que levou o projeto “Symbiosis” para ribeirinhos na Amazônia. 

Seus trabalhos integram acervos como o do Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará. Recentemente expôs em Barcelona com Terra Prometida, Casa América Catalunya, em 2012. Atualmente está circulando dezenas de cidades brasileiras com o projeto “Symbiosis”.

Serviço
Abertura da Exposição “Lumen-Essência”, de Roberta Carvalho, na Kamara Kó Galeria (Travessa Frutuoso Guimarães , 611, Campina), dia 4 de fevereiro, às 19h30. Visitação de 5/02 a 2/03, de 15h às 19h (terças, quartas, quintas e sextas), e de 10h às 13h (sábados). Entrada franca. Informações e agendamentos: 91.32614809 | 91.32614240 - kamarakogaleria@gmail.com | www.kamarakogaleria.com

(Texto enviado pela Assessoria de Imprensa da exposição Lúmen-Essência) 

Nenhum comentário: