25.1.13

Salão Xumucuís abre inscrições e traz novidades

O tema do II Salão Xumucuís de Arte Digital é “@mazônia artemídia”. Pioneiro no Estado do Pará no fomento e difusão da arte em sua interface tecnológica, o projeto foi contemplado com o edital “Conexão Artes Visuais/Minc/Funarte/Petrobras 2013”. As inscrições estão abertas para todo o Brasil, de hoje até 25 de fevereiro. Em entrevista ao blog, o curador do salão, Ramiro Quaresma nos traz mais informações. 

Plataforma poética para a fruição da arte em sua mais contemporânea manifestação, o I Salão Xumucuís de Arte Digital, foi realizado pela primeira vez em 2011 no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com patrocínio do Instituto Oi Futuro. Incentivando e exibindo trabalhos de artistas de todas as regiões do Brasil, o evento teve um público de mais de 3000 visitantes sendo a primeira mostra específica de arte digital no Pará. 

Este ano, o Salão foi um dos 20 projetos selecionados pela Funarte, entre mais de 800 inscritos em todo país. Idealizado por Ramiro Quaresma, curador do salão, e com a coordenação geral de Deyse Marinho, a ideia do II Salão Xumucuís de Arte Digital _ @mazônia Artemídia é trazer este ano quatro ações expositivas e formativas, saindo do ambiente tradicional de exposições, democratizando a fruição da arte em espaços alternativos, fomentando e difundindo as artes visuais em sua interface tecnológica. 

O Salão também foi selecionado no Edital de Pautas do Sistema Integrado de Museus da Secretária de Cultura e no Edital de Pautas do CCBEU, onde estararão distribuídas as obras selecionadas. 

Além disso, haverá uma mostra de videoarte em espaços públicos (Videodrome) e um ciclo de palestras e oficinas. Para serem inscritos no Salão Xumucuís, os trabalhos não precisam ser inéditos, mas devem ser acompanhados de um dossiê com informações sobre a obra e currículo do artista. 

Ramiro Quaresma, pesquisador em arte e tecnologia realizou no ano passado, a exposição "Panorama da Arte Digital no Pará", evento introdutório a este II Salão Xumucuís de Arte Digital, contemplado com o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2012, trazendo obras dos artistas Cláudia Leão, Jorane Castro, Orlando Maneschy, Luciana Magno, Victor de La Roque, Flavya Mutran, Roberta Carvalho, Ricardo Macedo, Bruno Cantuária, Keyla Sobral, Melissa Barbery, Carla Evanovitch e Alberto Bitar.

O trabalho, que resultou em um breve mapeamento da produção artística contemporânea paraense, foi também a  base para elaboração do projeto do segundo Salão. Quaresma, que criou o evento a partir de seu blog Xumucuís, conversou com o Holofote Virtual e nos trouxe mais detalhes de como tudo vai acontecer este ano. 

Holofote Virtual:  Que bom, a segunda edição acontecendo. Isso indica que a ideia vingou. Qual a avaliação sobre isso? 

Ramiro Quaresma: A primeira edição foi uma experiência de descobrimento. Lançamos um edital a nível nacional e com tema livre, na primeira edição de evento promovido por um blog! São grandes instituições que promovem estes salões e parte da confiança dos artistas vem desta longevidade. 

Acho que nos saímos bem, pois contamos com uma equipe muito competente, desde o júri com Orlando Maneschy, Roberta Carvalho e Flavya Mutam, passando pela expografia de Rosângela Britto, entre outros. A diretora da Casa das Onze Janelas, Marisa Mokarzel e o coordenador de montagem do SIM, Armando Queiroz, também foram importantíssimos em seus conselhos. Enfim, uma boa equipe. Com patrocínio do Oi Futuro na Primeira Edição e Conexão Artes Visuais/Funarte/Minc na segunda, ambos em editais nacionais, muito concorridos, provamos também que o projeto foi bem planejado.

Holofote Virtual:  "@mazonia artemidia". O tema brinca com as palavras, mas sugere muito mais. Como foi que vocês chegaram a isso e o que querem expressamente dizer/trazer para o salão com esta temática?

Ramiro Quaresma: O termo Artemídia eu tirei do livro da pesquisadora Priscila Arantes, uma das leituras mais esclarecedoras sobre o tema arte & tecnologia. Pensei muito em usar o conceito "Amazônia". Acredito que é momento de nós, amazônidas, discutirmos esses conceitos e nos apropriarmos desse universo que nos envolve. O Xumucuís, obra do artista plástico Valdir Sarubbi http://www.art-bonobo.com/valdirsarubbi/ [1939-2000), título que nomeia meu blog, é essencialmente amazônica e pós-moderna.

Holofote Virtual: Haverá mais de uma exposição. Quais os critérios para dividir as obras selecionadas em cada uma delas? 

Ramiro Quaresma: Em 2012, os espaços expositivos de Belém, depois de muito tempo, abriram editais de ocupação, como a Galeria Theodoro Braga, o Sistema Integrado de Museus e o CCBEU.

Fomos selecionados em dois, para realização das exposições do Salão. O SIM e CCBEU constituem um apoio fundamental para a montagem e manutenção da exposição. Depois de selecionados obras e artistas convidados, será elaborada a expografia que potencialize as obras, na Galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra e Galeria do MABEU. É interessante também que os artistas pensem as obras para espaços específicos, o que é muito comum. 

Holofote Virtual: E há mais uma boa novidade aí, que imagino vá movimentar a cidade. NO ano passado dominou a prerrogativa do salão em levar pra dentro da galeria, obras cujas plataformas são pensadas para o espaço virtual. Este ano, vocês resolveram extrapolar as ações expositivas para além das quatro paredes... 

Ramiro Quaresma: As duas exposições em espaços expositivos fechados serão onde as obras premiadas e selecionadas serão apresentadas, onde serão realizadas visitas monitoradas. Quanto ao Videodrome-Videoarte em Espaços públicos, já vinha pensando com parceiros da Senda Artes Integradas, em uma mostra com projeções urbanas, mapping. 

Acredito muito nesta arte democrática, fora da galeria, que contribua para a visualidade da cidade. Vamos fazer quatro ações em espaços com Feira-do Açaí, Ver-O-Peso, Praça do Carmo. É importante a arte extrapolar os muros dos museus e galerias e chegar mais próximo da população. 

Serviço 
II Salão Xumucuís de Arte Digital: @mazônia artemídia. Inscrições: 25/01 a 25/02/2013. http://salaoxumucuisdeartedigital.wordpress.com/ . Informações: (91) 3348 6426 / 8239 2476 / xumucuís@gmail.com

Nenhum comentário: