30.1.13

O universo fantástico de Luiz Hermano na ELF

A Elf Galeria realiza neste primeiro sábado de fevereiro a exposição Luiz Hermano: Visões e Fantasias. O artista é nascido no Ceará e sua obra já transitou nos principais espaços culturais do Brasil e do exterior. 

Os trabalhos do artista podem ser vistos nos melhores centros de cultura do país, como: MASP – Museu de Arte de São Paulo; Pinacoteca de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Casa da Gravura - Fundação Nacional, Curitiba – PR . 

Uma coleção de trabalhos doada pelo artista, mostrando várias fases de sua carreira, pode ser vista, ainda, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, que funciona no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Também tem obras suas na Biblioteca Nacional de Paris, no Metrô de São Paulo, estação República - SP e em diversas coleções particulares. 

Na exposição "Luiz Hermano: Visões e Fantasias", a ELF reúne 15 obras de arte assinadas pelo artista nas décadas de 80 e 90, pertencentes ao acervo da galeria. São representações de um universo fantástico e da visão do artista expressada por meio da pintura sobre tela e da gravura em metal.

É onde o artista parece tornar-se um intérprete de histórias semelhantes às contadas nos manuscritos dos monges medievais, que reuniam informações sobre animais reais e seres fantásticos e as relações que tinham com a natureza, com o propósito – quiçá! - de estimular e conduzir a imaginação o expectador, de modo a estabelecer paralelos identificáveis entre os supostos mundo natural e mundo supra natural. 

Luiz Hermano nasceu em 1954 na cidade de Preaoca, interior do Ceará e sempre figurou entre os principais artistas do Brasil. É escultor, gravador, desenhista e pintor. Sua exposição do estreia no mundo das artes aconteceu no MASP – Museu de Arte de São Paulo, em 1979, a convite de Pietro Maria Bardi. 

Depois desse "debut" nada modesto, passou 34 anos participando de bienais internacionais (duas vezes, em 1987 e 1991), expondo em locais como Seul (1983) e Havana (1983), além de prêmios internacionais, que renderam reconhecimento em Paris. Em 2012, Hermano iniciou seu ciclo de retrospectivas, e atualmente sua obra resulta da utilização de artigos de consumo de massa, como brinquedos de plástico, fios de arame e utensílios de limpeza, com os quais cria instalações, painéis e objetos.

Serviço 
O vernissage acontecerá dia 2 de fevereiro, para convidados, e a exposição poderá ser visitada de 7 a 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 13 e de 14 às19h, e aos sábados, de 10 às 14h, na Elf Galeria, que fica localizada na Av. Governador José Malcher, Passagem Bolonha, número 60, em Belém.

Nenhum comentário: