30.5.10

O Globo: Hermano Vianna escreve sobre trabalho de Fabio Cavalcante

Não é de hoje que Hermano Vianna afina os ouvidos com a musicalidade paraense. Nos anos 90, redescobriu Mestre Vieira e a guitarrada, dando início a um novo capítulo na história da música produzida aqui.

Agora, ele se volta novamente para nós, se encantando com o trabalho desenvolvido por Fábio Cavalcante. Um encanto que se transformou em texto crítico, publicado, num espaço privilegiado na edição de sexta-feira, 28, em O Globo. Leia aqui.

Hermano é um dos idealizadores do projeto Overmundo. Antropólogo, autor dos livros "O Mistério do Samba" e "O Mundo Funk Carioca", ele é um dos defensores da internet, como espaço democrático de produção artística.

“As pessoas não querem só consumir coisas produzidas por uma minoria, as pessoas querem também produzir suas próprias notícias, seus próprios conteúdos em texto, video", disse ele em uma das inúmeras entrevistas que já deu para sites e blogs.

Fábio ficou surpreso e enviou um e-mail, ao amigo e produtor Márcio Macedo, replicado, por este, para um lista que incluiu o Holofote Virtual. “Égua, Márcio, o Hermano Vianna escreveu um texto sobre meu trabalho ontem em O Globo!”, exclamou em bom paraencês.

Músico pesquisador nascido em Santarém, Fábio desenvolve estudos musicais a partir das estéticas locais mescladas com recursos eletrônicos.

No e-mail enviado ao Márcio, ele aproveitou para dizer que no momento está gravando Chico Malta, compositor de carimbó de Alter do Chão e que em breve estará disponibilizado na internet. Fábio é idealizador do site do Estúdio Livre do Coletivo Puraqué, de Santarém.

“Nossa primeira produção foi com o grupo Nossas Lembranças, do bairro do Maracanã. O material pode ser ouvido e baixado ,gratuitamente, e conta com 11 músicas, um vídeo com entrevistas e o livro de partituras com as músicas gravadas”.

O endereço do site é: http://puraque.org.br/estudiolivre/ . Para saber mais sobre Fábio Cavalcante e ainda ouvir suas produções, vá até o site dele, aqui.

Um comentário:

Rafael Moreira disse...

O Fábio é brilhante! eu o adimiro muito!