15.5.14

A produção contemporânea dos artistas paraenses

Gravura Digital de Antar Rohit
Obras de artistas de diferentes gerações, entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, integram o projeto “Demográfica”, desenvolvido pelo Atelier do Porto. Os trabalhos estarão expostos, no próximo sábado (17), a partir das 11h, em uma feira de arte com descontos de até 60%. Em sua terceira edição, o objetivo é apresentar a produção contemporânea paraense e permitir que o público inicie uma coleção. No espaço também estarão disponíveis publicações de escritores da capital.

Participam do projeto nomes como Diô Viana, Ruma, Geraldo Teixeira, Ionaldo Rodrigues, Jorge Eiró, Jaime Bibas, Elieni Tenório, Haroldo Baleixe, Emanuel Franco, Ronaldo Moraes Rego, Emmanuel Nassar, Veronique Isabele, Evna Moura, Luis Junior, Pablo Muffarej, Antar Rohit, além de Armando Sobral e Elaine Arruda, fundadores do espaço, e Evandro Carlos Jardim, gravador de São Paulo.

“Os artistas vão escolher uma obra referencial de sua produção e disponibilizar a preço acessível, com desconto somente neste dia. É a oportunidade para quem deseja colecionar trabalhos catalogados e adquiri-los a baixo custo e uma forma de democratizar o acesso, além de aproximar o público das técnicas e processos que levam à criação de um trabalho artístico, já que no atelier também são produzidas obras”, explica Armando Sobral.

\"Tomé", de Ruma
Além de obras de arte, livros de autores como Ney Ferraz Paiva e Marcílio Costa e publicação de fotografias de Alberto Bitar estarão disponíveis. 

Outra novidade é a camisa com estampas da cultura ribeirinha, inspirada nas tipologias de barco feitas por Luís Junior, pintor do Porto do Sal, na Cidade Velha. “Percebemos a potencialidade do trabalho, de características ornamentais, que poderia ser transposta para outra superfície e assim desenvolvemos esse produto”, diz Sobral.

Atelier do Porto - Inaugurado em 2010, o Atelier do Porto é um projeto coletivo voltado para discussão e comercialização de obras de arte em Belém. O espaço físico abriga também um atelier de produção artística. Possui acervo que reúne linguagens como gravura, pintura, escultura e fotografia. Atualmente, fazem parte do grupo Armando Sobral e Elaine Arruda.

Pintura de Armando Queiroz
O espaço também está inserido em uma teia nacional sobre gestão de espaços autônomos e coletivos, com projetos desenvolvidos em parceria com instituições e entidades artísticas, promovendo intercâmbio cultural.


Serviço
Exposição e feira de arte Demográfica ocorre no próximo sábado (17), das 11h às 18h, no Atelier do Porto (Rua Gurupá, 104, Cidade Velha). Entrada gratuita. Informações: 3255-8816. Acesse: www.comploartes.com.br

Nenhum comentário: