11.5.14

Circuito Música na Estrada agora em Curionópolis

Natália Matos, Antonio Novaes, Projeto Secreto Macacos (Arthur, Jacob, Clécio, Rodrigo, Junhão e Ribamar), Cacau Novais, Príamo Brandão, Theo Silva, Heraldo, Adriano Sousa, Hélio chegam a mais uma cidade do circuito Música na Estrada, em sua primeira etapa. Para saber de tudo que está acontecendo aqui pelo sudeste do Pará, além dos textos aqui do blog, acompanhe Diário Musical que está sendo publicado no site Noize. 

Chegamos a Curionópolis, no sábado, 10 de maio, logo após o último almoço em Parauapebas, no restaurante Brucutu, local especialista em comida goiana e mineira. Comandado pelo seu Osmar e família, o buffet variado, com verduras, frutas e carnes, além de diversos quitutes e sobremesas, foi a nossa base alimentar na primeira parada do projeto.  Ninguém reclamou. Parauapebas é uma cidade recente, completou esta semana que passou, 26 anos, mas está em uma velocidade atroz de desenvolvimento e é uma cidade movida a minério.

Foram dois dias e meio lá e, além do Parque Nacional de Carajás, uma reserva ambiental fantástica, onde estão as minas da Vale, conhecemos uns dois lugares legais, em que deu para perceber melhor a cidade e as pessoas que moram lá, muitos paulistas, cariocas, goianos e até paraenses. A cidade é barulhenta e tem toda pinta de cidade grande.

Já Curianópolis, que nem sabíamos o que esperar, se mostrou uma cidade aconchegante, pacata, com cheiro, jeito e cara de roça. De dia faz aquele calor paraense, mas ao cair o sol, uma brisa gostosa desce dos morros que ficam sua volta. Nasceu à beira de estrada, mas seus tempos de hostilidade, ao contrário do que muita gente, que conhece sua história, já passou.

A cidade ganhou notoriedade por abrigar Serra Pelada, local onde se instalou, na década de 1980, o maior garimpo do mundo, à céu aberto.  Ganância e violência, àquela época, estavam em alta. O município foi fundado por Sebastião Curió, o Major Curió, que mandava e desmandava. Violento e temido em toda a região, em sua ficha, consta que ele praticou tortura durante a Ditadura Militar, quando integrava forças do exército que combateram a Guerrilha do Araguaia, entre 1972 e 1974. Mais de 30 pessoas foram mortas por ele.

E era aqui que os garimpeiros viviam e se divertiam, em casas de prostituição bem retratadas no cinema, em Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. Naquela época, o brega era a trilha sonora dos garimpeiros. Hoje, com quase 20 mil habitantes, a música local mais ouvida passa pelo sertanejo e coisas do gênero Lepo Lepo. Será que o público daqui vai curtir a pegada autoral de Natália Matos, Antonio Novaes e Projeto Secreto Macacos?

Em mais uma cidade do circuito

Neste domingo, 11, é a vez de Curionópolis receber a 4ª Edição do Música na Estrada, um projeto de circulação musical que traz, a públicos diversos, a música autoral produzida por artistas  paraenses. A programação que inicia às 19h, na praça irmã Adelaide, conta com a abertura do grupo parafoclórico “Paranativo”, que vai brindar o público com muito carimbó e outros ritmos do Pará.

Não estava previsto. É que os dançarinos e músicos estavam em Parauapebas e foram ver a apresentação do Música na Estrada naquela cidade, na última quinta-feira, 08. O coordenador do projeto, Márcio Macedo, conhecia alguns dos integrantes e logo se pensou em trazê-los para subirem no paco na cidade seguinte, neste domingo, 11. Ótima ideia. Um projeto que se faz na estrada tem disso.

Após o show regional do Paranativo, entra em cena a cantora Natália Matos, que está mostrando, em primeira mão, aqui no circuito do Música na Estrada, o repertório do primeiro CD que ela vai lançar em agosto deste ano. O trabalho conta participação de músicos da nova cena da música brasileira, além dos paraenses Felipe Cordeiro, Márcio Jardim, Léo Chermont, Thiago França, Ricardo Hertz, Kiko Dinucci e, ainda, de Zeca Baleiro que gravou em dueto com Natália a música “Coração Sangrando”, de Dona Onete.

Natália faz um show dançante e que mostra o lado mais quente dos nossos ritmos, misturados a universalidade da música pop. o show conta com os músicos Príamo Brandão (contrabaixo), Adriano Sousa (bateria) Hélio Neto (guitarra), na e Heraldo (percussão).

Em seguida, mais uma viagem musical, com o trabalho elaborado da música cênica e visual de Antônio Novaes. Aqui, tudo prende atenção do público, as letras das canções, o lado instrumental. É de encher olhos e ouvidos.

No circuito, Antônio Novaes é acompanhado por excelentes instrumentistas, o contrabaixista Príamo Brandão e o baterista Adriano Sousa, que nem saem do palco, já que também seguiram nesta turnê como músicos da banda dela, além do trompetista Theo Silva. Os três são atração à parte. Lúdico, o show conta com a participação da cantora Cacau Novais, que possui uma carreira, solo, em Belém, com apresentações já realizadas pelo país e também no exterior. Ela é uma das novas parcerias de Antonio.

Os dois já estiveram juntos antes, no palco,  em 2013, na mostra do Terruá Pará e Cacau gravou uma das composições mais famosas de Antonio, “Brechó do Brega”, gravada originalmente pela banda A Euterpia, da qual ele fazia parte no final dos anos 1990. Num clima de muito entrosamento, Antonio convidará a cantora Natália Matos, o músico Jacob (Projeto Secreto Macacos) e o guitarrista Hélio para participarem em duas out três músicas de seu show.

A programação em Curionópolis encerra com a música instrumental e experimental da banda Projeto Secreto Macacos. Inusitados e performáticos no palco, os músicos usam de improviso, para acordes que unem os diversos sotaques da música instrumental, ancorados na mistura de guitarras, sintetizadores, teclados e efeitos vocais. A banda é formada por seis jovens músicos: Rodrigo Ferreira (teclados), Junior Feitosa (bateria), Arthur Cunha (guitarras), Ribamar Carneiro (baixo) e Clécio Leitão (programação e samples) e Jacob (efeitos, escaleta, vozes e programações).

Próximos passos – O Música na Estrada fica no sudeste paraense, mas seu elenco artístico será trocado. No dia 15, em Canaã dos Carajás e no dia 17, em Marabá, os shows selecionados pelo edital para a quarta edição do circuito, serão de Allan Carvalho e Pedrinho Callado; Camila Honda e Larissa leite; e Banda Molho Negro, pra fechar tudo com muito rock’n’roll. Mais informações na página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/suamusicanaestrada) ou no Site (http://musicanaestrada.com.br/). Patrocínio da Vale e Lei Rouanet. Realização do Ministério da Cultura e MM Produções.

Nenhum comentário: