23.5.14

Ester Sá e Iracy Vaz contam histórias no Casarão

As duas atrizes irão comandar a roda com o público infantil. Entrelaçada à educação e às brincadeiras, a contação de história também desperta o interesse de crianças e adolescentes ao fantástico mundo da literatura. É apostando nisso que o Pirão Coletivo colocou em sua programação “Sábado Tem. Domingo que Vem”, várias contações de histórias. No casarão do Boneco, ás 19h. Para entrar, pague quanto puder.

Ester Sá traz a história do dia em que, por um mal entendido numa pequena cidade do interior, mil macacos começam a chegar sem parar, e se um macaco incomoda muita gente, imagine mil, chegando de repente. A contação “Uma História Com Mil Macacos”, por Ester Sá, é baseada na história da escritora Ruth Rocha, escritora brasileira, especializada em livros infantis, muito influenciada pelo escritor Monteiro Lobato.

Veterana na arte de contar histórias, de várias maneiras, aliás, até no cinema, Ester Sá é fundadora e integrante do Grupo “Desabusados Cia”. Diretora teatral, dramaturga e produtora, ela já recebeu Prêmio Funarte de Dramaturgia (2004), na categoria Infância e Juventude. Participou do projeto Palco Giratório/SESC de circulação nacional em 2005. Dirigiu e concebeu a dramaturgia dos espetáculos teatrais como “N.R.-O JOGO” (2007), Iracema Voa (2008), Por a Caos (2010).

Também criou a dramaturgia para a ópera Infanto-juvenil “O Viajante das Lendas Amazônicas”, que se apresentou em Belém, Belo Horizonte, Brasília e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre os trabalhos mais recentes estão “Iracema Voa” e “Quem vai levar Mariazinha para passear?"

A outra contação de história será feita pela atriz Iracy Vaz. “Onyia- A Lenda da sabiá” é baseada no livro "Contos da Lua", do escritor nigeriano Sunny: a história se passa há séculos atrás, em um povoado na Africa, onde viviam a menina Onyia e seu irmão Enyia junto aos seus pais. Porém,a ganância e a maldade dos homens mudaram para sempre o destino desta família e de todo o seu povoado. Iracy Vaz é Mestre em Artes (ICA/UFPA) e professora de teatro na Escola de Aplicação da UFPA e tem Mestrado.

Apresentações iniciaram em fevereiro deste ano
Programação do Pirão - A programação “Sábado Tem. Domingo que Vem”, que estreou em fevereiro, sempre com programações no Casarão do Boneco, aos sábados, à noite, e na Praça da trindade, no domingo pela manhã, vai encerrar, no próximo mês de junho, a sua primeira etapa. 

Estão planejados para o domingo, 1º de junho, o espetáculo “Raça Vira Lata”, do Coletivo Dirigível, que também apresentará contações de histórias, no dia 17, e para o sábado, 7 de junho, o In Bust, espetáculo de teatro com bonecos, apresentará um de seus espetáculos mais festejados, “Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato”.

O Pirão Coletivo é formado por sete grupos artísticos da cidade: Companhia de Investigação Cênica, Companhia de Teatro Madalenas, Desabusados Companhia de Teatro, Dirigível Coletivo de Teatro, In Bust Teatro com Bonecos, Grupo Projeto Vertigem e Produtores Criativos. Cada um desses grupos desenvolve poéticas diferenciadas entre si, são atores, artistas circenses, bailarinos, músicos e profissionais do audiovisual.

Serviço
Contação de Histórias, no Casarão do Boneco. Neste sábado, 24, às 19h. O valor do ingresso é: pague quanto puder. Na Av. 16 de Novembro, 815, próx. à Praça Amazonas. Mais informações: 9132418981 /3088.5858.

Nenhum comentário: