19.5.14

Vicente Salles é o homenageado da revista da APM

O primeiro número da Revista da Academia Paraense de Música será lançado nesta quinta-feira, 22, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, com um recital de músicos paraenses. De acordo com o jornalista Sérgio Palmquist, editor da publicação, não há nenhum texto do nosso querido Vicente Salles, mas ele é citado em vários deles. Daí, a inevitável, automática e mais que merecida homenagem. 

Dedicada ao musicólogo, historiador, sociólogo e antropólogo Vicente Salles, falecido em março de 2013, no Rio de Janeiro, a revista reúne artigos diversos que falam da cultura e a música paraense, desde sua vertente erudita à popular, como os pregões Belém e as Cirandas que fazem parte do Folclore.

A obra traz ainda, poemas de Dalcídio Jurandir: Natal e A verdadeira história de Ícaro; de Dulcinéia Paraense, Ilha do Marajó e outro de Remígio Fernandes, em homenagem a Ulisses Nobre. Além de textos, um material fotográfico raro, agora à disposição do público.

Na programação de lançamento, o público será contemplado pela apresentação do duo de violinos com Renata Tavernard e Ronaldo Sarmanho e de um quinteto vocal, um solo de Piano de Paulo José Campos de Melo.e o quinteto de voz, coordenado por Gena Vieira, que irá cantar um trecho da ópera “Baile de Máscaras”, de Giuseppe Verdi, e uma composição de Luiz Pardal.

“Optamos por executar um autor internacional e outro paraense. Luiz Pardal, além de compositor, também ocupa uma cadeira na Academia Paraense de Música. É um exímio instrumentista e também pesquisador da nossa música”, diz a professora e pianista Eliana Cutrim, atual presidente da ACM.

A tiragem deste primeiro número da revista será de mil exemplares que serão doados às instituições culturais que atuam com a música em todo o país, como as bibliotecas de universidades especializadas em música. Já fizemos contatos com as universidades do Maranhão, Brasília, Rio de janeiro e São Paulo e vamos chegar o Rio Grande do Sul.

“Além de divulgar a cultura e a música, com esta publicação, temos a intenção de fomentar e desenvolver a pesquisa entre os músicos, pois somos instrumentistas e cantores, mas temos que ter contribuir também com a pesquisa dentro da academia. A revista serve para que estas pesquisas também possam ser publicadas, são comunicações da cultura em geral, que muito vão servir às próximas gerações”, conclui Eliana Cutrim.

O que traz a revista
  • Nossa Capa (Vicente Salles) - Maria Lenora Menezes Brito
  • Gentil Puget, um músico paraense –  Maria Lenora Menezes Brito
  • Rememorando Altino Pimenta - Rômulo Queiroz
  • A Cidade apregoada por vendedores de Belém - Eliana Câmara Cutrim
  • O som que vem dos rios e o som que vem das ruas – Jacob Furtado Cantão
  • Ciranda de Todos Os Tempo: uma breve reflexão – Urubatan Ferreira de Castro
  • O piano e a Amazonfonia – José Wilson Malheiros
  • Improvisação: um elemento musical quase esquecido – Nelson neves
  • 1º Festival de música popular do Baixo-Amazonas – Vicente Malheiros Fonseca
  • Festival de Ópera do Theatro da Paz 2014: uma conversa a dois - Maria Silvia Nunes e Gilberto Chaves
  • Ilha do Marajó – Dulcinéa Paraense
  • Transfiguração – Remigio Fernandez
  • Natal – Dalcídio Jurandir
  • A verdadeira história de Ícaro – Dalcídio Jurandir

Serviço
Lançamento do 1º número da Revista da Academia Paraense de Música. Nesta quinta-feira, 22, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. Entrada franca. Mais informações: 91 3222.4241 ou no site da APM http://www.apm.mus.br/portal/

Nenhum comentário: