26.5.14

Compós traz seminário internacional para Belém

Nick Couldry (Londres) inicia programação
A programação faz parte do 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O evento reúne em Belém, de 27 a 30 de maio, os principais pesquisadores do Brasil na área de Comunicação. No Teatro Maria Sylvia Nunes.

Nesta terça-feira, 27, no primeiro dia de evento, antes da cerimônia oficial de abertura, marcada para 19h30, na Estação das Docas, a programação é concentrada no seminário de Nick Couldry, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, que vai  dominar o seminário com o tema "Uma desilusão necessária: mito, agenciamento e injustiça em um mundo digital", das 14h às 18h30, com transmissão ao vivo pelo site do evento.

Nick Couldry é professor de Mídia, Comunicação e Teoria Social no Departamento de Mídia e Comunicação da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (The London School of Economics and Political Science - LSE). Como sociólogo de mídia e cultura, ele aborda a comunicação pela perspectiva do poder simbólico historicamente concentrado nas instituições midiáticas. Couldry é autor de onze livros, entre os quais Media, society, world: social theory and digital media practice, não traduzido para o português.

O sociólogo apresentará o modo como vem pensando e pesquisando mídia e cultura nos últimos 20 anos, demonstrando como as mídias, pelo menos nos últimos dois séculos, relacionam-se com nossas possibilidades de conhecer o social. 

No seminário, o sociólogo descreverá três mitos através dos quais são moldadas e encobertas as relações entre mídia e conhecimento social. Por fim, serão consideradas as consequências das discussões propostas em dois domínios específicos: agenciamento e injustiça.

Compós - A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) atua no fortalecimento da pesquisa, na integração entre os programas, no diálogo com instituições afins e no estímulo à participação da comunidade acadêmica nas políticas para a área. O encontro anual da Compós é o principal fórum de discussão da pesquisa em Comunicação no Brasil. As reuniões dos grupos de trabalho do encontro deste ano serão na Universidade Federal do Pará, nos dias 28 e 29 de maio.

Serviço
Seminário Internacional Uma desilusão necessária: mito, agenciamento e injustiça em um mundo digital, com Nick Couldry. Dia 27 de maio, terça-feira, de 8h30 a 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. As inscrições encerramram no dia 5 de maio, mas haverá transmissão ao vivo pelo site: http://encontro2014.compos.org.br/

Nenhum comentário: