17.11.15

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Em sua décima edição, a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo chega a Belém, nesta quarta-feira (18), às 20h, no Cine Líbero Luxardo, na Fundação Cultural do Pará (FCP). Na ocasião, será exibido o filme “Betinho, a Esperança Equilibrista”, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza. O longa-metragem será precedido pelo curta “Abraço de Maré”. 

A mostra segue até o dia 23 de novembro, na capital paraense. Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as exibições são gratuitas.

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição; a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

Entre os filmes que serão exibidos estão “Betinho - A Esperança Equilibrista”, de Victor Lopes que retrata a vida do sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, que tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país. 

Outra obra é Branco sai – Preto fica, de Adirley Queirós. A cineasta Tizuka Yamasaki assina a direção do filme “Encantados”, que traz no elenco a atriz paraense Dira Paes ao lado de Carolina Oliveira e Thiago Martins.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Nesta mesma semana, a Mostra ocorre em outras seis capitais: Belo Horizonte (MG), Florianópolis(SC), Macapá (AP), Campo Grande(MS), Porto Velho (RO), e Aracajú (SE), promovendo sessões de filmes durante cerca de cinco dias seguidos em cada cidade. 

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal. 

O objetivo é apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.

Serviço
“10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo”. Estreia nesta quarta-feira (18), às 20h, no Cine Líbero Luxardo, na Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré). Exibições até o dia 23 de novembro. Informações: (91) 3202-4321. Programação gratuita. 

(Com texto enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: