10.11.15

Onfray e a relação do homem com a natureza

Apreciador da razão e ateu militante, o filósofo e escritor francês Michel Onfray é um grande defensor do prazer e da liberdade. Pela primeira vez em visita à Belém, ele ministra uma conferência sobre a evolução da relação do homem com a natureza em companhia do professor de filosofia Dr. Ernani Chaves. O tema remete ao seu último livro, "Cosmos", ainda sem tradução para o português. Nesta terça-feira, 10, às 19h, no salão cultural da Aliança Francesa de Belém. A entrada é gratuita e com certificado de participação.

Com mais de 60 obras publicadas em 30 países, o autor é considerado pelos leitores um sucessor de Michel Foucault (1926-1984). 

Onfray é fundador da Université Populaire de Caen (Universidade Popular de Caen), ao noroeste da cidade francesa de Caen. Criada em 2002, a instituição chama a atenção pelo diferencial. Nela, não é exigida qualificação acadêmica para ingressar. 

O acesso é livre e não existem taxas. Somado a isso, a universidade tem como compromisso principal o de fornecer alto conhecimento para todos. O filósofo também é conhecido por ser polêmico. Dedicou-se a defender uma visão hedonista do mundo e é um grande crítico das religiões. Aversão que é percebida no livro “Traité d'athéologie” ou “Tratado de Ateologia”, publicado em 2005. 

Em 2010, o francês publicou o livro “Le Crépuscule d'une idole: l'affabulation freudienne” ou “O Crepúsculo de um Ídolo: A fábula freudiana” em que critica de forma veemente Sigmund Freud (1856-1939) e a validade científica da psicanálise. Para ele, Freud teria usado ideias de outros filósofos sem creditá-los. O autor também afirma que a psicanálise curava como faz o placebo, sem qualquer valor de ciência.

Onfray já visitou o Brasil e realizou conferências em Florianópolis e em São Paulo em 2012. Depois de passar por Santiago, no Chile, Belém será a única cidade brasileira que receberá o filósofo, que posteriormente irá para Caiena, na Guiana Francesa.

A conferência é promovida na cidade pela Aliança Francesa em parceria com a Embaixada da França no Brasil. Estudantes, filósofos, pesquisadores e o público em geral estão convidados para participar desta noite de discussão e enriquecimento científico com um dos maiores nomes da filosofia contemporânea.

Serviço
Conferência do filósofo francês Michel Onfray. Nesta terça-feira, 10, às 19h, na Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, entre Conselheiro e Mundurucus - 1851). Entrada franca. A conferência será em francês com tradução simultânea para o português. 

Nenhum comentário: