12.11.15

Papo sobre compartilhar ideias e fortalecer a cena

O Dirigível Coletivo de Teatro está propondo um bate papo interessante pra quem é ou pretende ser atuante na área da produção cultural em Belém do Pará. Há alguns anos nesta cena, o grupo, formado em sua maioria por atores que vieram dos cursos técnico e superior da Escola de Teatro e Dança da UFPA, teve que arregaçar as mangas, literalmente, e ir em busca de seus objetivos. 

O grupo hoje tem uma sede, a Casa Dirigível, onde várias atividades são desenvolvidas com o público, e vem, mais recentemente, conquistando premiações, aprovando projetos, aprendendo muito e por isso quer  compartilhar a experiência, sabendo que, sozinho ninguém vai muito longe. 

E os integrantes do Dirigível têm motivo de sobra pra fazer isso já a partir deste sábado, 14, quando rola o bate papo. O grupo acaba de chegar a Belém depois de circular o país. “Estávamos fazendo uma turnê pelas cinco regiões brasileiras e voltamos com a bagagem cheia de ideias e histórias pra contar”, explicam no convite enviado por e-mail à vários produtores, amigos, artistas e colaboradores.

O bate papo "O artista-produtor-empreendedor na cena da cidade" tem como proposta falar dessa experiência que tiveram, de ter conhecido, compartilhado, vivido e trocado com grupos de teatro dos lugares por onde passaram. E não foram poucos. Com o projeto “Migração Dirigível”, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), o grupo passou por Salvador (BA), Uberlândia (MG), Florianópolis (SC), chegando a Brasília (DF) e Rio Branco (AC), onde encerrou o ciclo.

O Holofote divulgou a turnê do grupo, abordando suas apresentações principalmente na capital do país, onde também integraram a programação do Território Paranoá – Eixo Cerrado Amazônico, projeto gerido por outros paraenses do Grupo Miasombra, cujos objetivos passam pelos mesmo tópicos de troca. Leia a matéria completa, AQUI.

A iniciativa do Dirigível é mais do que necessária e se une a outras que vem sendo praticadas na cidade em diversas outras iniciativas, provando que este é o caminho para ali na frente se diversificar a produção, colher frutos, plantar mais. 

“Chegou a hora de repensar a nossa cena cultural paraense, falar sobre gestão cultural de espaços, organização de grupo, entre outras", comentam. Para nós, é essencial que haja esse movimento, para fortalecer e ampliar ainda mais a prática e a fruição do fazer artístico nos aspectos estéticos, sociais, pedagógicos e econômicos de grupos e espaços culturais. Vamos nos conectar, vamos experimentar a força do compartilhamento em rede”, convida a trupe.

Quem quiser acompanhar esta ideia, online, pode acessar o site: www.coletivodirigivel.com. Lá você também vai saber quem são estes jovens atores, quais espetáculos formam seu repertório, conhecer sua essência. A Casa Casa Dirigível fica na Tv. Padre Prudêncio, 731 – Campina. O papo vai ser neste sábado, 14, às 20h. Não paga nada. “Entra que a casa é nossa”, reforçam.

Nenhum comentário: