11.11.15

Cronistas da Rua lança “DDD 91” o segundo álbum

Fotos: Alle Peixoto
Música e poesia interligadas com áreas urbanas e interurbanas pelo Brasil. A partir desta premissa, o grupo de rap paraense Cronistas da Rua lança o álbum “DDD 91”. O show de lançamento será realizado neste sábado, 14 de novembro, a partir das 16h, no Tábuas de Maré, com participações especiais de Adriana Cavalcante, Nanna Reis e Roguesi, campeonato de skate e duelo de MCs.

 “Vamos apresentar as canções do novo disco, algumas do primeiro CD e também versões de clássicos do rap”, adianta o rapper Dime Cronista. Além disso, haverá duelo de MCs, campeonato de skate, apresentação de B-boys, intervenções artísticas de grafite e feira de produtos do Cronistas da Rua.

O novo trabalho é alusivo à Discagem Direta a Distância (DDD), representada, no Pará, pelo prefixo 91. A ideia do álbum é transmitir a conexão que a música proporciona, seja através do disco físico (CD) ou de plataformas digitais como a internet. Gravado no Studio Oca, em Belém, “DDD 91” traz dez canções de Dime Cronista (vocal) e Alonso Nugoli (beat box), num diálogo entre o rap, funk, reggae, dub e rock. Entre elas: “Batom Vermelho”, “Família” - que conta com participação do rapper carioca Ramonzin e do cantor paraense Roguesi, e “Falador parte II”.

“Aos 14 anos comecei a ouvir rap. Sabotage, Racionais, RZO e, desde então, nunca mais parei. Foi no rap onde encontrei minha inquietude de querer criar e trabalhar”, diz Dime Cronista sobre a canção “Rap é hino”. Já a faixa-título “DDD 91”, “é daquelas músicas em que não se pensa muito antes de escrever, apenas recebe e transmite. A canção fala de todos aqueles que fortalecem o dia a dia, seja playboy ou da periferia, através de ligações físicas e afetivas”, diz o rapper.

Pra somar - Na estrada desde 2011, o Cronistas da Rua representa a nova geração do rap paraense. O duo formado por Dime e Alonso, agora conta oficialmente com a experiência do DJ e produtor Pro.efx, que os acompanha desde o inicio da carreira. Em sua sonoridade, Pro.efx propõe a fusão de ritmos com experimentações eletrônicas e inspirações na cultura jamaicana.

Em “DDD 91”, o Cronistas da Rua ganha o reforço do produtor Bruno Habib. O novo disco traz também participações especiais dos músicos Márcio Jardim, Nazaco, Rafael Azevedo, Xareú, Pedro Villanueva, Ed Guerreiro, Léo Chermont, Marcel Barreto, Roguesi, Nanna Reis, Adriana Cavalcante, Ramonzin, Príamo Brandão, WcBeats, Mr. Break e Dário.

Com selo Na Music, o disco foi contemplado pelo Prêmio Projetos Artísticos do Programa de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura – Seiva, da Fundação Cultural do Pará (FCP). O álbum tem a capa ilustrada pelo artista visual Bruno Smoky. Residente no Canadá e integrante da crew ClanDestinos, ele faz parte da geração que ganhou o mundo através do grafite.

Programação traz campeonato de skate e Batalha de MCs

Promovido em parceria com a Hope Skate Boarding, haverá um campeonato de skate na categoria mini ramp. Os interessados devem se inscrever na hora ao custo de R$ 20 (já incluso o valor do ingresso). Haverá premiação para os primeiros colocados. A Batalha de MCs será apresentada pelo MC Gaspar du Norte e vai contar com a participação de MCs de toda capital paraense. Os vencedores também serão premiados. 

Cronistas - Em 2014, o Cronistas da Rua lançou seu primeiro trabalho intitulado “Tekoha”. O CD tem nove canções autorais, com a uma estética sonora que passeia pelo rap, reggae, samba e brega aliados à música eletrônica e ao flow (jeito de rimar). Os álbuns “Tekoha” e “DDD 91” estão disponíveis para audição em: www.youtube.com/CronistasdaRua.

O show “DDD 91” é uma produção dos Cronistas da Rua, com produção executiva de Rodrigo Viellas e assistência de produção de Laíra Mineiro. Programação Visual da Muirak Studio e apoio Ná Figueredo, W249, Redbull, 163 Tatoo, Gotazkaen, Dávila Comunicação Visual e Serigrafia e Belhell.

Serviço
“Show lançamento CD #DDD91”. Dia 14 de novembro, a partir das 16h, no Tábuas de Maré (Rua São Boaventura, 156 – Cidade Velha). Ingressos: (91) R$ 10 (primeiro lote, à venda na Na Figueredo, Hope, W249 e Gotazkaen). Informações: (91) 98058.8940.

Nenhum comentário: