11.11.15

Músicos pernambucanos travam duelo em Belém

Dia 20 de novembro, Belém recebe O Duelo da Rabeca com o Violino – Uma Peleja de Amor à Vida”, um espetáculo unindo música, artes visuais, dança, cultura popular e erudita, com dois artistas representativos da cultura pernambucana, o Mestre Maciel Salú, na rabeca, e o Maetro Israel de França, no violino.  A turnê, que passa por sete capitais brasileiras chega aqui com aula show, às 18h, e apresentação às 20h. Tudo no Teatro Estação Gasômetro – Parque da Residência, com entrada gratuita nas duas atividades.

O Espetáculo une o erudito e o popular num sentimento que resulta do encontro entre esses dois grandes músicos da tradição cultural pernambucana. 

Para tornar a apresentação ainda mais especial e inédita, eles recebem a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, que fundou junto com Ariano Suassuna o Grupo Grial de Dança, e que além de estar no palco assina a direção artística do espetáculo, que é também uma homenagem à Ariano Suassuna e dedicado ao jornalista e amigo in memoriam Carlos Augusto Percol.

Durante a apresentação o cenário inusitado é construído ao vivo pelo artista visual Toni Braga, com traços e cores criados pelo ritmo dos instrumentos e pelos movimentos da bailarina. A participação dos multi-instrumentistas Rodrigo Samico, Rogê Victor e Emerson Santana fortalece o espetáculo e o resultado é uma apresentação armorial sensível, de alta qualidade e repleta de pernambucanidade.

Sobre a aula - Com duração prevista de uma (1) hora a aula espetáculo com os protagonistas do projeto, Maestro Israel de França e Mestre Maciel Salú, mostra a potência transformadora da arte a partir da apresentação dos instrumentos Rabeca e o Violino, além de promover uma conversa entre os estudantes e os músicos sobre a importância da perseverança nos seus trabalhos.

Sobre os artistas

Maciel Salú - Filho do Mestre Salustiano e neto de João Salustiano, Maciel Salustiano Soares é músico, cantor, compositor e mestre do Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda/PE. 

Cresceu em contato com o cavalo-marinho, as sambadas de maracatu, a ciranda, o forró, o coco, entre outros brinquedos. Iniciou a carreira artística, ao lado de familiares, integrando os grupos Os Quentes do Forró e O Sonho da Rabeca. Em 1997, entrou para o grupo Chão e Chinelo como rabequeiro, vocalista e compositor. 

Participou da Orchestra Santa Massa, ao lado de Fábio Trummer, Isaar, Jam da Silva e DJ Dolores, além de compor a trilha sonora para os espetáculos Desatino do Norte e Desatino do Sul, do Balé Municipal de São Paulo e do filme Tejucupapo, curta-metragem pernambucano dirigido por Marcílio Brandão. Iniciou a carreira solo em 2003 e, atualmente, integra a Orquestra Contemporânea de Olinda.

Maestro Israel de França - Maestro Israel de França cresceu em uma comunidade de Peixinhos /Olinda. Desde cedo, sofreu preconceitos. Quando criança, corria pela rua com um violino na mão, atrasado para pegar o ônibus. Acabou preso por dois policiais que pensaram que ele tinha roubado o instrumento. Na delegacia, para provar que o instrumento era seu, tocou, mesmo naquela aflição, Jesus Alegria dos Homens composição de Johann Sebastian Bach. 

Quando cresceu, ele foi para a Europa, estudou música em Portugal e, na Espanha, e tornou-se maestro. Há 20 anos está em Granada e há três é o regente da Sinfonietta da cidade, continuando, contudo, seu trabalho de primeiro violinista da outra orquestra, a Ciudad de Granada. Como violinista, ele já se apresentou em toda a Europa e ganhou muitos prêmios em concursos internacionais. Vários dos seus colegas da Banda da Escola Caranguejo também se deram bem: Isac Duante, por exemplo, é o oboísta da Orquestra Tom Haley, na Alemanha.

Maria Paula Costa Rêgo -  Bailarina e coreógrafa. Nasceu em julho de 1963. Tem como Formação Acadêmica: Licenciatura em Educação Artística (Teatro) pela Universidade Federal de Pernambuco e Licenciatura em Dança pela Paris VIII/ Sorbonne. Possui Especialização em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Já no Grupo Grial, teve grandes mestres da Tradição Popular (Mestre Salustiano, Paulinho Caboclinhos Sete Flechas, Maurício do Maracatu Estrela Brilhante, Seu Martelo e Seu Biu Alexandre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro). Sua experiência profissional como bailarina tem participações no Balé Popular do Recife (PE); Balé Apsaras (PE); Cie Les Passagers (FR) e Grupo Grial (PE). Como coreógrafa cunhou o Balé Apsaras e o Grupo Grial.

Toni Braga -  Artista visual e produtor. Nas Artes Visuais estudou com Abelardo da Hora, Paulo Bruscky, Daniel Santiago, Silvio Hansen, João Câmara, Delano, Gil Vicente.  José de Moura, José Carlos Viana. 

Criou cenários para o Cascabulho, Baião D3, Mestre Salustiano, Encontro de Pífanos e Naná Vasconcelos. Como Produtor iniciou no projeto 'Seis e Meia' com artistas como Nelson Gonçalves, Nana Caimmy, Beto Guedes, Toquinho, Carlos Lira, MPB4, Quarteto em Si, Xangai, Lenine, Luiz Melodia. CD's produzidos porToni Braga: Baião D3, 'Sonho da Rabeca' (Mestre Salustiano), 'Cavalo Marinho' (Mestrte Salustiano ) 'Família Salustiano' e 'Mundo' Maciel Salú 2012.

Rogê Victor - Músico multi-instrumentista, formado em Música pela UFPE e professor, atua no mercado profissional desde 1995. Atuou como músico de Fernando Deluqui ( RPM ), Adriana Calcanhoto, Nando Reis, Beto Guedes, Marzinho Lima (Mestre Ambrosio), Juliana Kehl, Ricardo Nash, Ivaldo Moreira, Claudia Dorei, Bruno D la Rosa e Cid Campos entre outros. Trabalha na área de produção musical, trilhas sonoras, sound designer e acompanha artistas pernambucanos como Hugo Linns, Rodrigo Caçapa, Mestre Ferrugem, Fadas Magrinhas e Maciel Salu.

Rodrigo Samico - Produtor musical e produtor cultural, compositor, arranjador, professor de violão popular e violão de 7 cordas do Conservatório Pernambucano de Música e músico multi-instrumentista (violão, violão de 7 cordas, guitarra e guitarra de 7 cordas, cavaquinho, viola de 10 cordas, baixo elétrico) tem como especialidade a música popular brasileira. Com vários CDs lançados e inúmeras turnês internacionais Samico trabalha em Pernambuco com banda de vários artistas, entre eles Maciel Salu.

Emerson Santana - Músico percussionista teve seus primeiros contatos com a música por meio de seu avô que tocava pandeiro e animava festas de família, partilhando suas experiências musicais com o mesmo. Aos 13 anos despertou para os tambores no contato com a Capoeira Angola, na qual obteve relação e formação com percussionistas, Ogans e luthiers de tambores. Com eles participou de oficinas de ritmos africanos e regionais tendo estabelecido vivências com a música afro-brasileira. Suas influências estão ligadas ao Candomblé, Coco, Ciranda e Maracatu. Participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais e atualmente desenvolve trabalhos com Mestre Maciel Salu, Mestre Galo Preto e a Parte Percussiva.

Serviço
Teatro Gasômetro – Parque da Resiência – Av. Magalhãe Barata, entre 3 de Maio e Castelo Branco. Dia 20 de novembro -  Aula | 18h - Espetáculo | 20h. Entrada gratuita. Mais informações: 91 4009.87 21 |3088.5858 e 91 98134.7719. Mias informações: Fanpage: /oduelodarabecacomoviolino / Instagram: @duelodarabecacomoviolino

Nenhum comentário: