12.11.15

TV Cultura do Pará exibe documentários inéditos

Da série “Olhares Compartilhados”, eles abordam contextos sociais, urbanos e agrários, em comunidades rurais, na perfieria e em escolas públicas. As exibições serão nos dias 15 e 22 de novembro, às 20h, no "Cutura.Doc".

A Parceria é com o  Instituto Federal do Pará. Os três trabalhos realizados, “Modo de Vida Camponês” (33min.), “Mata Fome (15min.) e “Diálogos sobre Violência na Escola” (51min), resultam da disciplina Iniciação ao Audiovisual, do curso de Geografia do IFPA e foram produzidos coletivamente pelos alunos, com apoio técnico do Núcleo de Audiovisual, que atende ações que envolvam audiovisual e educação à distancia, do instituto. 

Vinculada ao Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência, a disciplina oferece aos alunos teorias e práticas sobre os fundamentos do audiovisual e o manuseio de equipamentos profissionais, com orientação da equipe do núcleo de audiovisual.

O Núcleo atende a comunidade academica no campus Belém, e à distância, produzindo videoaulas e dando apoio às demandas de documentação em vídeo sobre a produção científica e de extensão da comunidade acadêmica, para fins didáticos. "Boa parte dos trabalhos realizados pelos alunos, com orientação dos professores, acaba se tornando documentário", diz Carlos André Mendes, coordenador do Núcleo Audiovisual da IFPA. 

Para ele, a parceria com a TV Cultura vem somar com a iniciativa.“Vamos alcançar mais de 100 municípios, e isso é muito importante, pois os filmes tratam de temas da nossa região e a TV Cultura é uma janela para a sociedade", diz ele, que acrescenta estarem "abertos a parcerias com produtores independentes, coletivos e movimentos sociais, para dar apoio técnico e operacional em produções audiovisuais”, finaliza.

Cotidiano, arte, religião e direitos cidadania

“Modo de Vida Camponês” (33')  retrata o cotidiano na comunidade camponesa do Cravo, no município de Concórdia do Pará, nordeste paraense. Reúne relatos dos moradores da comunidade e estudiosos acerca de temas como religiosidade, trabalho e cultura, compondo um retrato da Amazônia a partir de diversos olhares.

“Mata Fome” (15') mostra a vida de moradores que vivem na área do igarapé Mata Fome, na rodovia Arthur Bernardes, em Belém, e sua rotina de luta por direitos básicos, como saneamento, saúde e segurança. “É o drama de pessoas reais e sua luta por reconhecimento e dignidade”, diz Edson Palheta. 

“Diálogos sobre Violência na Escola” (51') mostra os conflitos no âmbito escolar a partir de relatos de alunos, professores, representantes da segurança pública e agentes da educação, revelando o cotidiano de escolas públicas como Visconde de Souza Franco, que tem enfrentando problemas graves, como a formação de gangues entre os alunos.

Ficha Técnica

“Modo de Vida Camponês”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Cátia Macêdo e Edson Palheta
Direção de Fotografia: Rodrigo Lima
Som Direto: Antônio Paiva
Duração: 33 minutos

“Mata Fome”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Lissandra Ribeiro, Edson Palheta, Daniel Lucas, Thiago Bessa, Jhemerson Augusto e Aline Reis.
Direção de Fotografia: Edson Palheta
Duração: 15 minutos

“Diálogos sobre Violência na Escola”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Cátia Macedo e Edson Palheta
Direção de Fotografia: Rodrigo Lima
Som Direto: Antonio Paiva
Duração: 51 minutos

Serviço
Documentários “Modo de Vida Camponês” e “Mata Fome” (dia 15) e “Diálogos sobre Violência na Escola” (dia 22), no “Cultura.Doc”, sempre às 20h, na TV Cultura (canal 2). Assista também pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br). Basta clicar na aba “TV ao Vivo”.

Nenhum comentário: