12.11.15

Comunicac-Ação Criativa encerra turnê regional

Belém é a última cidade da Região Norte a participar da turnê de lançamento do livro Comunic-Ação Criativa: narrativa, vivência e imagem com danças circulares e tradições dos povos da Amazônia em diálogos. A programação de encerramento será neste sábado, 14, no Horto Municipal de Belém - Praça Milton Trindade - às 16h. 

A tarde promete ser intensa para quem gosta de cultura tradicional ou tem interesse de chegar mais perto dos que vivenciam de fato a nossa cultura popular. Particiam da programação, mestres que integraram a pesquisa da autora Déa Melo, como Joaquina e Olinda Juruna, Dona Onete, erveiras do Ver-O-Peso, Kaba Mundurucu e músicos do grupo Curimbó de Bolso, que tocarão para que na grande roda todos possam experimentar algumas das danças tradicionais amazônicas, ao vivo.

O lançamento em Belém não estava previsto inicialmente, já que a proposta era chegar com o livro nas comunidades pesquisadas por Déa, nos sete Estados da Região Norte, e o Pará já havia sido contemplado pela Ilha do Marajó, mas a capital paraense tem um significado especial, além de ser a base da pesquisadora é também a cidade onde nasceu em 2002, o movimento das Danças Circulares na Região Norte, do qual ela é co-criadora.

A primeira roda, aliás, aconteceu neste mesmo local – a pracinha do horto municipal, onde Déa Melo focalizou danças circulares semanalmente,  durante oito anos junto com o grupo Mana-Maní, que segue realizando um importante trabalho na cidade, bem como vários grupos e profissionais que atuam fortemente com essas danças nas mais diversas áreas.

A turnê regional iniciou no mês de maio deste ano e  passou pelos municípios de Natividade (Tocantins), Maués (Amazonas), Cachoeira do Arari, Marajó (Pará), Macapá e Comunidade Quilombola do Curiaú (Amapá), Aldeia Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol (Roraima) e Rio Branco (Acre). Sempre com a presença dos Mestres com os quais a autora conviveu em 2014, na fase da pesquisa contemplada neste projeto, selecionado pelo Programa Amazônia Cultural 2013, patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura-Governo Federal. 

Metodologia que estimula e aproxima as pessoas

O livro apresenta uma nova metodologia de Comunicação Social, baseada na comunicação criativa, onde o comunicador é o elemento mais importante. Déa Melo ousou perceber cada pessoa como uma comunicadora social por excelência, convidando a transformar visões de mundo em realidades, ao envolvimento do indivíduo com a sabedoria e criatividade tão presente nas matrizes da cultura amazônida-brasileira – indígena, africana e europeia, natureza abundante diversidade desta região em diálogo com a Ciência moderna.

 A metodologia também apresenta um instrumento para criação e recriação de imagens que ajudam a estimular a criatividade; é Caixa de Imagens produzida em miriti e trazendo sementes popularmente conhecidas como tento, com as quais as imagens são “desenhadas”. A Caixa não acompanha o livro, porque quando o projeto foi concebido, ainda estava em fase de experimentação; mas poderá ser adquirida por meio de encomenda.

Foram quase 15 anos de pesquisa, cursos de formação, pós-graduação, especializações e pesquisas em Comunicação; Cultura; Educação; Corpo e Criatividade; Culturas Tradicionais; Danças Circulares Sagradas. Cerca de 250 danças vinculadas a mais de 30 cidades e comunidade amazônicas foram vivenciadas nas localidades e festividades tradicionais e outras 500 Danças Circulares de povos espelhados pelos quatro continentes, foram aprendidas ou conhecidas pela pesquisadora em cursos com focalizadores de Danças Circulares nacionais e internacionais.

As danças tradicionais dos povos são sugeridas em Comunic-Ação Criativa, como um eficiente e transformador meio de comunicação. É uma linguagem capaz de ativar as múltiplas inteligências humanas, dissolver as fronteiras e a separatividade entre Tradição, Natureza, Arte, Espiritualidade e Ciência; entre racionalidade e criatividade. A prática afirma a identidade cultural coletiva, primeiro a partir de si mesmo; com a identificação da cultura que prevalece em nossas práticas, em nosso corpo e nossa alma - fontes de amplas informações capazes de gerar comunicação, no sentido original da palavra comungar. 

“Quando estamos conscientes de nossas raízes – tradições, utilizamos as antenas – tecnologias e todos os meios disponíveis na atualidade, para transformar informação em comunicação de valores humanos; para imaginar relacionamentos justos e sustentáveis com a sociedade, com a natureza e com nós mesmos, e assim disseminar uma Cultura que urge em nossos dias, a da paz; a partir de “atitudes” – por isso o nome Comuni-Ação, conscientes e criativas”, propõe a autora.   

Serviço
Lançamento Livro Comunic-Ação Criativa: narrativas, vivências e imagens com danças circulares e tradições dos povos da Amazônia em diálogos. Final da Turnê. Neste sábado, 14, em Belém, no Horto Municipal  – Praça Milton Trindade, a partir das 16h.

(Holofote, com assessoria de imprensa do lançamento do livro)

Nenhum comentário: