4.11.15

Três vezes Catherine Deneuve no Cine Estação

A partir desta quarta-feira, 4 de novembro, o Cine Estação das Docas, em parceria com da Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français, exibe três filmes com a atriz francesa Catherine Deneuve: “Histoire (S) D'elle”, documentário de David Teboul; e os clássicos musicais dirigidos por Jacques Demy: “Os Guarda-Chuvas do Amor” e “Duas Garotas Românticas”. A entrada é franca. Confira a programação.

Uma das mais respeitadas atrizes do mundial, Deneuve estreou no cinema aos 13 anos, em 1956, e durante a adolescência trabalhou em pequenos filmes com o diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, em “Os Guarda Chuvas do Amor”. A imagem de símbolo sexual frio e inacessível se consolidou por meio de filmes como “A Bela da Tarde” de Luis Buñuel,  e “Repulsa ao Sexo“ de Roman Polanski.

Com uma filmografia invejável, a atriz (hoje com 72 anos) trabalhou com diversos diretores de cinema dos mais variados estilos, veteranos ou estreantes, como François Truffaut (A Sereia do Mississipi), Robert Aldrich (Crime e Paixão), André Techiné (Hotel das Américas), Tony Scott (Fome de Viver), Philippe Garrel (O Vento da Noite), Leos Carax (Pola X), Manoel de Oliveira (Um Filme Falado), Raul Ruiz (O Tempo Redescoberto), entre outros títulos que endossam a qualidade da atriz não apenas como representante do cinema francês, como também um ícone de beleza e profissionalismo no panorama do cinema mundial.

No pequeno ciclo que homenageia Catherine Deneuve no Cine Estação, vale a pena conferir o trabalho David Teboul em “Histoire (S) D'elle”, que narra a epopeia da mais popular e famosa revista feminina em um filme brincalhão, repleto de imagens de arquivo. Entre glamour e feminismo, os 60 anos de publicações com celebridades, conselhos de beleza e reivindicações.

Em “Duas Garotas Românticas”, Jacques Demy realizou, segundo suas palavras, “um filme que despertasse um sentimento de felicidade, que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que quando tinha entrado". Na comédia musical, Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas que vivem de música e sonham com Paris. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal...

Apresentado como um musical contra a guerra, contra a ausência e contra tudo aquilo que odiamos e destrói a felicidade (Jacques Demy), “ Os Guarda-Chuvas do Amor” narra a história de um jovem de 20 anos, Guy Foucher, que trabalha como mecânico de carros. 

Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?

Das 5 indicações ao Oscar recebidas por “Os Guarda-Chuvas do Amor”, a de melhor filme estrangeiro ocorreu na edição de 1965 do prêmio, enquanto as demais na edição de 1966. Esta diferenciação ocorreu porque o filme foi o representante da França ao Oscar de filme estrangeiro de 1965 mas apenas estreou comercialmente nos Estados Unidos no ano seguinte, credenciando-o nas demais categorias da premiação (música original, trilha sonora e roteiro original).

Recentemente, o filme "La tête haute" ("De Cabeça Erguida"), protagonizado por Deneuve no papel de uma juíza de menores que tenta reabilitar um criminoso, abriu a última edição do Festival de Cannes e o Festival Varilux do Cinema Francês em Belém, no Cine Estação das Docas. Em Cannes, a atriz aconselhou as estrelas de cinema a se mostrarem pouco. 

"Na França, não existem mais estrelas. Uma estrela é alguém que deve mostrar pouco e permanecer na reserva. O celular é ótimo para tirar fotos, mas eu odeio selfies e ser fotografada o tempo todo. Isso acaba banalizando tudo. E essa ideia de que a pessoa está olhando para si mesma enquanto faz as coisas, em vez de vivê-las, é terrível", afirmou a atriz ao Journal du Dimanche.

Os filmes:

  • Os Guarda-Chuvas do Amor. De:  Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo. Musical em cores/91’.
  • Histoire (S) D'elle. De:  David Teboul. Com Emmanuelle Béart, Catherine Deneuve, Mathieu Amalric. Documentário em cores/84’.
  • Duas Garotas Românticas. De Jacques Demy. Com Catherine Deneuve, Françoise Dorleac e Michel Piccoli. Musical em cores/91’.

Datas e horários:

04 (Quarta)
18h: Histoire (S) D'elle 
20h30: Os Guarda-Chuvas do Amor 

08 (Domingo)
10h: Histoire (S) D'elle 
18h: Os Guarda-Chuvas do Amor 
20h30: Duas Garotas Românticas

18 (Quarta)
18h: Histoire (S) D'elle 
20h30: Duas Garotas Românticas

19 (Quinta)
18h: Duas Garotas Românticas
20h30: Os Guarda-Chuvas do Amor 

22 (Domingo)
10h: Histoire (S) D'elle 
18h: Duas Garotas Românticas
20h30: Os Guarda-Chuvas do Amor 

Serviço
Entrada franca. Realização: OS Pará 2000, Secult e Governo do Estado. Apoio: Aliança Francesa de Belém, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français.

(com informações do Cine Estação)

Nenhum comentário: