4.11.15

Alberto Bitar abre a exposição “Súbita Vertigem”

A mostra, com curadoria de Armando Queiroz, traz uma série inédita de imagens em preto e branco tomadas durante a passagem do fotógrafo por Lima, capital do Peru, país que integra a Pan-Amazônia e onde se encontra 13% da região Amazônica. Abertura nesta quinta-feira (5), às 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia.

Resultado da incursão por Lima, a série fotográfica é constituída por fotografias digitais de primeira geração, que propõe uma reflexão sobre o tempo e a impermanência, a partir das imagens colhidas em Lima. No caminho feito pelo artista, os registros trazem morros, falésias, outros relevos e paisagens que compõem o litoral do Peru. 

Durante o vernissage haverá o lançamento do catálogo da série “Súbita Vertigem”. O livro de 48 páginas contém as imagens da exposição, além de fotografias extras. A publicação bilíngue também traz texto do artista Armando Queiroz. A abertura conta ainda com a apresentação do músico convidado, Marcel Barreto. 

O fotógrafo ocupa o Espaço Cultural do Banco da Amazônia, contemplado pelo Prêmio de Artes Visuais 2015, oferecido pela instituição. Foi lá que ele realizou, em 2009, sua primeira exposição individual, “Efêmera Paisagem”, mesmo ano em que participou do Japanamazônia, trabalho coletivo desenvolvido pela Kamara Kó Fotografias, junto aos também fotógrafos Miguel Chikaoka e Paula Sampaio. 

Nos três momentos, a fotografia preto e branco revela características fortes do artista. Além dos contrastes e texturas nas fotografias, ressalta uma certa reflexão sobre a existência. 

“Apoiamos iniciativas que promovem a cultura, valorizem a diversidade regional e os ícones representativos da região amazônica e a exposição “Súbita Vertigem”, fruto do trabalho desse grande artista visual paraense Alberto Bitar, traz de forma expressiva todas essas marcas”, ressalta Luiz Lourenço Neto, gerente de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

Sobre Alberto Bitar - O paraense, nascido em 1970, iniciou sua carreira em 1991.

Já realizou exposições coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para a 10ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2015); Evocaciones – mostra de videoarte em Art Lima (Peru, 2013); 30ª Bienal de Arte de São Paulo (2012); 32ª Panorama da Arte Brasileira, MAM/SP (São  Paulo, 2011); Rumos Artes Visuais, Instituto Itaú Cultural (São Paulo, 2008, 2009); Densidentidad, IVAM (Valência (2006); Une Certaine Amazonie, Salon du Livre et de la Presse Jeunesse (Paris, 2005); e Brasiliana – Fotógrafos da Fotoativa (Porto, Portugal, 2000).

É premiado com dois Prêmios Marc Ferrez de Fotografia (2011/ 2013), um dos mais importantes do gênero no Brasil. Parte de sua produção encontra-se nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro); MAM/BA (Salvador); Coleção Pirelli/MASP de Fotografia; MAC/USP; MAM/SP; Coleção de fotografia do Itaú Cultural; Coleção FNAC Brasil; MAR (Rio de Janeiro); MACRS; e MARGS (Porto Alegre).

Serviço
Exposição “Súbita Vertigem” - Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2015. Abertura no dia 5 de novembro, a partir das 18h30, no Espaço Cultural Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, nº 800 – Campina – Belém – Pará). Entrada franca. Apoio da Fast Frame Belém, Go Images, Kamara Kó Fotografias e Discosaoleo.

Nenhum comentário: