16.5.17

Arthur Nogueira apresenta show acústico no Sesc

Em formato intimista, o show “Só” foi apresentado em Belém em fevereiro e teve ingressos esgotados, mas Arthur Nogueira está de volta à terrinha nesta quinta-feira (18), com show acústico, às 19h, no Sesc Boulevard. A entrada é franca. 

No palco, o artista. “Minha voz e eu, a serviço da poesia, dos poetas que eu admiro e que me movem a fazer música”, define. Arthur, que está em São Paulo trabalhando na finalização do novo disco, volta à cidade natal para uma representação do projeto acústico, que já circulou por São Paulo e Salvador.

“Muitas pessoas não conseguiram ir ver na primeira apresentação aqui, então resolvi voltar em um espaço maior”, diz. “Esse é um show que me dá muito prazer em fazer. Sinto uma emoção muito forte, porque rola uma conexão. Sou eu, sem artifícios, e o público”.

Com três discos lançados, o cantor paraense, de 29 anos, vive uma fase efervescente. Após ter sua música “Sem medo nem esperança” gravada por Gal Costa, e lançar disco em homenagem ao poeta e compositor Antonio Cicero, o paraense teve clipe dirigido por Ava Rocha, e foi indicado a prêmios nacionais de música. Além disso, recentemente teve sua composição “Preciso Cantar” no repertório do mais novo show de Ana Carolina, e trabalha no seu quarto disco, contemplado pelo edital Natura Musical.

Interessado no elo entre música e poesia, Arthur dedica-se a traduzir poemas de autores como Walt Whitman. “O exercício de traduzir poesia é quase o mesmo de fazer um novo poema, porque o idioma em que foi escrito é determinante em todos os aspectos”, comenta Arthur sobre o burilar das palavras. 

O artista acaba de dar vida a uma versão, em português, para uma canção de Bob Dylan. Toda essa atmosfera literária virá à tona no show. O repertório traz músicas dos discos anteriores de Arthur e suas canções de afeto. “Reuni canções dos meus discos e outras que gosto de cantar em casa, quando pego o instrumento por prazer, por exemplo, "Anywhere I lay my head", do Tom Waits”, conta o músico.

Artista trilha sua carreira à todo vapor

Depois de morar no Rio de Janeiro e São Paulo, fazer shows em Salvador e em Lisboa, e ter seu caminho atravessado por parceiros como Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz, Ava Rocha, Zé Manoel e Cida Moreira, Arthur Nogueira busca um trabalho “o mais vivo possível”.

Contemplado no mais recente edital Natura Musical, o paraense finaliza o quarto disco. Mais orgânico, O novo álbum foi gravado ao vivo em um estúdio no interior de São Paulo, com produção de Arthur Nogueira e dos músicos Zé Manoel (piano e teclado), Allen Alencar (guitarra), João Paulo Deogracias (baixo e sintetizadores), Filipe Massumi (violoncelo) e Richard Ribeiro (bateria). No repertório, novos e antigos parceiros a serviço de uma sonoridade que o artista considera "diferente de todos os outros trabalhos".

“Meus dois últimos discos foram eletrônicos, mas eu sempre fui muito ligado à canção, à música brasileira, quando descobri poetas ligados à canção”, diz Nogueira, que além do show “Só”, também tem se apresentado ao lado do poeta Antonio Cicero, que homenageou com o disco “Presente - Antonio Cicero 70”. 

O álbum, lançado em 2016 pelo selo Joia Moderna, traz dez canções de Cicero em parceria com artistas como Adriana Calcanhotto, Frejat e Lulu Santos, além de uma música inédita, realizada com Arthur Nogueira.

“É um momento muito produtivo. Tenho me apresentado em show com o Cicero, tenho feito esse acústico e finalizo o novo álbum”, conta o artista, que dá alguns detalhes do que está por vir. “O lançamento do disco deve ser em setembro ou outubro, e será um momento inédito. Pela primeira vez, irei fazer a estreia de um novo trabalho em Belém com banda completa, assim como apresento em outras cidades, o que ainda não havia conseguido fazer. Estou animado com isso”.

Serviço
Arthur Nogueira faz show acústico nesta quinta-feira, 18, às 19h, no Sesc Boulevard, localizado na Avenida Boulevard Castilhos França, 522, bairro da Campina. Entrada franca.

(Holofote Virtual com Assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: