31.5.17

Domingo é dia de Circular Campina Cidade Velha

Até o domingo, dia 4 de de junho, mais de 30 espaços culturais dos bairros da Campina, Cidade Velha, Reduto e imediações de Nazaré e Batista Campos estarão se organizando e ajustando os últimos detalhes para a  programação extensa que será realizada das 8h às 20h, com atrações musicais, de teatro, feirinhas, artesanatos, oficinas, cinema, cultura popular, gastronomia e passeios turísticos no Centro Histórico de Belém.

Iniciativa da sociedade civil organizada, o projeto Circular Campina Cidade Velha vem ao longo de três anos agregando e articulando parcerias que tenham algo em comum para somar e trazer de positivo aos bairros mais antigos da cidade. 

Além disso, coordena essa programação múltipla, que proporciona nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, sempre no primeiro domingo, um grande encontro de afeto, compartilhamentos e troca de ideias entre participantes residentes e visitantes.

O Circular é uma realização coletiva, mediada pela Kamara Kó Fotografia e Ministério da Cultura, com apoio da Lei Rouanet por meio do patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal - Milton Kanashiro e Jorane Castro, por meio de Doação de Pessoa Física da Lei Rouanet. Tem co-patrocínio da Cultura - Rede de Comunicação, e apoio institucional do Iphan, Imprensa Oficial do Estado – IOE-PA e UFPA, por meio das Faculdades de Turismo e Geografia e NAEA.

Destaques e novidades no circuito

Campina, Cidade Velha, Reduto e já nas confluências com Nazaré e Batista Campos. O Circular está em seus limites e a cada edição tem mais gente querendo participar. Para isso é preciso estar situado nestes bairros e imediações, ou firmar parceria com um dos gestores dos espaços que já participam do Circular.

Nesta 17ª edição, mais de 30 espaços abrirão as portas no próximo domingo, 4 de junho, a partir das 8h. Estão de volta parceiros como o Instituto Arraial do Pavulagem, que acaba de iniciar os ensaios para o tradicional Arrastão de Junho, e o Centro Cultural da Justiça Eleitoral, que abre com feirinha e exposição "Nós, de Aruanda". Muito bem vindos neste mês cheio de axé e colorido junino. Além do Centro Cultural do Carmo também abre as portas com mostra de produtos criativos, comidinhas e música ao vivo.

Entre as novidades, o Stand Bar que agrega a turma que curte pub e um papo sobre fotojornalismo, comunicação e grafitagem. 

O novo espaço do pedaço fica na Carlos Gomes, quase na Presidente Vargas, Campina. O Crew das Minas também estreia com programação de DJs e Batalha de MCs, no Bar do Jamaica, que fica no Beco do Carmo, próximo ao Mercado do Sal, onde atua o Aparelho Coletivo, com ótima programação.

O Midas Stúdio participa de sua primeira edição. Localizado na Ó de Almeida próximo a Praça da Bandeira, abrirá com apresentação do Trio Lobita e o Quarto Elemento, e do Trio Andaluz. Também tem Roda de Choro no Mercado do Sal, que não falta, pockets shows na Discosaoleo e shows encerrando programação na Da Tribu e na Fotoativa.

Para almoçar, além do Bar do Rubão, com aquele cardápio de sempre delicioso, tem Dona Joana, onde a música ao vivo é erudita e ao meio dia, além de oferecer venda de vinil, e ainda o Restaurante da Sé, um self servisse de partos típicos e outras delícias. Há comidinhas especiais em vários espaços culturais, confere na programação que está no site.

Feirinha, arte e programação para os miúdos

Oficina na Da Tribu
Na Feirinha da Vizinhança, na Praça da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na Campina, também tem espaço para matar a fome nas barraquinhas de maniçoba, vatapá, bolos e outros lanches. Ao longo do dia haverá feirinhas de artesanato e exposição, além de degustação de açaí. A programação é da Associação de Moradores e Comerciantes do bairro.

Artes plásticas e visuais no Casulo Cultural, Elf e Kamara ko Galeria, além de Casa do Fauno, Espaço Cultural do Banco da Amazônia e Espaço Valmir Bispo. Também tem exposição no Casarão do Boneco, onde também tem contação de história. Aliás, destacamos a programação para a garotada, em diversos espaços.

Desde apresentação de espetáculo e contação de histórias, como oficinas, como as da Fotoativa, e na Casa do Fauno, de desenhos, com Nelson Carvalho. Também tem oficina para adultos no Reduto, pelo projeto Jardins Suspensos da Amazônia, do Instituto Peabiru e em outros espaços, como na Casa Oiam, onde será realizada a Upcycling, com Recriar Lab. Na Da Tribu também tem curso voltado a hortas e meio ambiente.

O Cinema Olympia exibe um longa, às 17h30. E o Casarão Viramundo realiza o cortejo do BEC Bloco “As Forças Desarmadas Invadem a Cidade!”, que traz o tema “Bolando pelo Direito à Cidade”, contrapondo-se à violência. 

As Forças Desarmadas afirmam o amor para reinventar a cidade, amizade e solidariedade enquanto afetos capazes da República. O bloco parte da Praça do Carmo até o Casarão Viramundo, que fica na Trav. Capitão Pedro Albuquerque (antiga Cintra), 318, entre Angelo Custódio e Rodrigues dos Santos.

Passeios mergulham em histórias sobre Belém

Nesta Edição também ocorrerão dois passeios turísticos. Um deles é o Roteiro Geo Turístico, guiado pela professora Goretti Tavares, da Geografia/UFPA, que sai às 8h, da frente da Casa das Onze Janelas, percorrendo as ruas do bairro em que estão as principais obras de Antônio Landi. 

O outro é o passeio “Belém: Entre sereias e memórias”, guiado pelo historiador Michel Pinho, e que percorrerá as ruas do bairro da Campina, contando as histórias dos monumentos da Praça da República, o Teatro da Paz, Cine Olímpia, entre outros. Saída às 8h, do Chafariz das sereias na praça da República (em frente as lojas americanas da avenida presidente Vargas).

Convide os amigos. Acesse a programação completinha no site www.projetocircular.com.br

Nenhum comentário: