29.5.17

Martín Perez traz as muitas cidades que o habitam

Errar. Errar outra vez. Errar na mesma direção e na direção inversa. Errar de novo. Errar melhor, diria Samuel Beckett em uma releitura apropriada. Narrativas erráticas é a nova exposição do uruguaio Martín Perez, que abre nesta quinta-feira, dia 1º, às 19h, no Casarão Fotoativa, praça das Mercês, que toma forma em deambulações realizadas pelo artista nas muitas cidades que o habitam. Haverá visita guiada à exposição, com Martín Pérez e Camila Fialho, durante a programação do Circular de junho, neste domingo, 4, às 11h.

“Foi um percurso de pensar sobre minha poética, a partir de diferentes experimentações, onde a troca com diferentes colegas foi de grande importância nesse processo. Encontro em Belém uma potencia incrível na produção fotográfica, o que me influenciou e me fez refletir sobre as formas de pensar essa produção”, afirma o artista.

Do encontro com o outro – pessoa comum, personagem, alter ego – se conformam pequenos universos paralelos. O olhar recorta e recria o instante da fotografia encenada, improvisada ou capturada em cenários postos ao revés, muitas vezes do acaso. A mostra reúne um recorte de trabalhos já apresentados – como A Cidade, Palacete Faciola e Réquiem para Bayard – e trama-se com obras ainda inéditas propondo novas narrativas atravessadas umas pelas outras. Sem começo, nem fim desde diferentes práticas a cidade de Pérez é inventada em uma realidade palpável não linear em construção sobre a ruína do que já foi um dia.

Para a curadora da mostra, Camila Fialho, “o título da mostra evoca essa errar pelo mundo. Na exposição, o artista filtra a realidade ao seu modo e a devolve ao espectador através de fotografias produzidas em diferentes suportes, utilizando-se de lambe, papel vegetal, impressão fotográfica digital, em diálogo com o próprio Casarão da Fotoativa cujo restauro permanece inacabado”.

O artista fala que a ideia foi unir trabalhos que foram originalmente séries diferentes entre si, para justamente perceber que sempre está girando sobre as mesmas questões. A produção, portanto, e suas etapas nada lineares é o que Martín compartilha nessa mostra.

“É a ideia de diferentes tentativas como forma de se aproximar a mesma ideia”, diz o artista. Ele afirma que o intercâmbio cultural, sobretudo entre a América Latina, é fundamental ao fazer artístico. “Acho que essa integração latino-americana no campo das artes, é algo que está em crescimento, e algo para mim de muita importância. 

Pensar nessas pontes nos enriquece a todos, o grande desafio é como manter esses trânsitos ao longo do tempo, que estratégias podemos encontrar para aprofundar essas relações, e seguir gerando instancias de intercambio”, afirma Martín, que reside há dois anos em pesquisa acadêmica na cidade de Belém.

Ao final da mostra, parte das obras serão sorteadas na Sessão Desapego : De Mala e Cuia entre as pessoas que adquirem seus bilhetes na Fotoativa, no dia 1 de julho. Maiores informações serão divulgadas na abertura.

Serviço
Exposição “Narrativas erráticas” do artista uruguaio Martín Pérez com curadoria de Camila Fialho. Quinta-feira, 1o de junho de 2017, às 19h. Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – próximo ao Ver-O-Peso. Visita até 1o de julho de 2017. Realização: Associação Fotoativa. Apoio: Sol Informática

Nenhum comentário: