18.5.17

Li Divino e Arte lança coleção "Ponto Riscado"

A coleção é exclusiva. As peças em cerâmica e cor trazem influência da cultura afro-brasileira e indígena, nos contornos e formas, revelando também a questão religiosa presente neste trabalho. O lançamento será nesta quinta-feira, 18 de maio, a partir das 19h, na Casa do Fauno. A partir das 22h, tem show do músico Edu Dias. Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Entrada franca, couvert R$ 15,00.

Eliana do Amor Divino, que assina a produção com Lana Lima, iniciou seu trabalho com bijuteria em cerâmica em março de 2015. “O que começou por curiosidade, tornou-se uma grande vontade de fazer algo ligado a arte”, diz Eliana. 

Nascida no Bairro do Jurunas, quando criança, ela acompanhava as avós, Luzia e Vitória, na entrega das roupas que lavavam para famílias abastadas portuguesas do centro da cidade. “Elas costumavam levar-me, quando iam entregar a trouxa de roupa lavada, passada (ferro à carvão) e engomada. Saíamos de manhã cedo, caminhando pelas ruas seguindo pela Tamoios, Padre Eutíquio, Ó de Almeida, Nazaré, Gentil, chegando aos casarões. Eu ficava deslumbrada com os móveis, azulejos e louças dessas casas”, lembra a artesã.

Na década de 1990, Eliana passou alguns anos indo e vindo da Europa, onde morava sua irmã Cristina, chegando a morar em 2012, na Suíça. Nesse período, ia frequentemente a galerias de arte, museus, festivais de música. “Coleciono até hoje, folders, ingressos desses lugares, fora os recortes de jornais e revistas que tenho dezenas, faço até hoje colagem com esse material”, diz ela.

Quando ainda era criança, Eliana descobriu que era médium. Já frequentou o espiritismo e a umbanda, a que se dedica atualmente. Outra grande influência vem da família, em que um tio era um excelente costureiro e alfaiate, e sua mãe também costurava, assim como uma irmã que reside em Manaus e que desenha e costura roupas, tendo um ateliê e uma loja. 

“Minha filha mais velha, que reside na Suiça, é formada em Design de Moda, tendo sua própria marca e ateliê, ela cria, desenha e costura as roupas. Essa influência familiar e principalmente espiritual são exatamente o que procuro em meu trabalho, aprendi nas oficinas um padrão de peça e cor, sendo que o que busquei foi e é sempre a cor na peça, firmando minha identidade no colorido e com a cultura afro-brasileira e indígena”, diz a artista.

Serviço
Lançamento da coleção “Ponto Riscado”, criada pela marca Li Divino Criação e Arte, com exclusividade para a Casa do Fauno. Nesta quinta-feira, 18 de maio, a partir das 19h, na Casa do Fauno. Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Entrada franca. A partir das 22h tem apresentação com o músico Eduardo Dias (couvert R$ 15,00). Informações e reservas de mesa pelo telefone: 91 98705.0609.

Nenhum comentário: