18.5.17

M.A.N.A. abre inscrições para oficinas em Belém

Djamila Ribeiro, feminista, pesquisadora
e mestre em Filosofia Política
O festival M.A.N.A. (Mulher, Arte, Narrativas, Ativismo) abriu inscrições online para oficinas gratuitas, que serão realizadas nos dias 1º e 2 de junho, no Sesc Boulevard, em Belém. O evento vai reunir artistas de diversas linguagens, do hip hop, a poesia, audiovisual e música, em quatro dias de encontros sobre os desafios e a potência do protagonismo feminino na arte. O patrocínio é da Vivo, via Lei de Incentivo à Cultura Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará, com produção da 11:11 Arte Cultura e Projetos.

A cantora e compositora Aíla, idealizadora do projeto ao lado da artista visual Roberta Carvalho, explica que o M.A.N.A. é uma iniciativa de afirmação artística das mulheres, uma resposta à lógica da produção cultural que as mantém à margem, não apenas da programação dos eventos, mas também de sua concepção.

“Na verdade, entendemos que essa lógica ainda não nos coloca nos lugares que merecemos ocupar. Queremos que a nossa arte ecoe, que a arte de todas as mulheres ecoe e esse festival é a forma que encontramos de fomentar isso”.

Voltadas exclusivamente ao público feminino, a série de oficinas começa com Renée Chalu, sócia da Se Rasgum Produções, responsável pela realização do Festival Se Rasgum e pelo Festival Sonido – Música Instrumental e Experimental. Ela ministra o workshop “Editais e Leis de incentivo: como impulsionar sua carreira com eles?” (vagas esgotadas), no dia 1º de junho. 

A oficina vai abordar formas de estruturar projetos culturais para participar de editais e leis de incentivo, que podem viabilizar e impulsionar a carreira de mulheres artistas no Pará, um estado rico em talentos, mas que enfrenta grandes desafios em relação à produção cultural.

DJ TatáOgan
Carolina Matos ministra a oficina “Direção Audiovisual: faça o que você quer ver!” (vagas esgotadas). Neste workshop, as participantes serão estimuladas a potencializar sua criatividade, entendendo como combinar sua liberdade de criação com projetos comercialmente viáveis. Carolina é uma das principais diretoras e roteiristas da cena musical contemporânea do Pará, assinando trabalhos para artistas como Aíla, Felipe Cordeiro, Gaby Amarantos, Natália Matos, entre outros.

No dia 2 de junho, o Slam das Minas, a primeira batalha de poesia falada/performada com participação exclusiva de mulheres do Brasil, compartilha a experiência do coletivo na oficina “Poesia é resistência”. O “slam” é uma batalha de poesias e, em sua maioria, tem eventos idealizados e ocupados por homens. 

Para questionar esta lógica e promover a presença de mulheres nas competições, surgem todo o país movimentos como o Slam das Minas SP, que vem a Belém com seu time completo: Mel Duarte, Carolina Peixoto, Pamella Soares e Luz Ribeiro, que este ano foi finalista do Campeonato Mundial de Slam, realizado em Paris, na França.

A DJ TataOgan comanda o workshop “É com elas! Produção de beats e discotecagem”, que vai abordar conceitos e contextos da discotecagem, técnicas para seleção de músicas e como utilizar os programas disponíveis na internet para a produção de beats. TataOgan é percussionista e produtora musical, e dá destaque para a discotecagem da música afro brasileira, nordestina, Africana, Latina, MPB contemporânea e o underground eletrônico europeu.

Fomentar e fortalecer o protagonismo feminino

Slam das Minas SP
A programação traz shows, oficinas, painéis, arte urbana, intervenções e workshops. A ideia é fomentar um intercâmbio entre as artistas do Pará e artistas de diversas cidades do país, para fortalecer o protagonismo da mulher na arte, além de fortalecer a cena local.

Um dos destaques do evento é Djamila Ribeiro, filósofa e feminista negra de voz potente, que vem ao festival para falar sobre a intersecção do feminismo com as artes. Outro destaque é a oficina com o Slam das Minas SP, que traz à Belém Luz Ribeiro, primeira mulher a vencer o SLAM BR, e representante do país na Copa Mundial de Poesia, na França. Mel Duarte, Carolina Peixoto e Pamella Soares se juntam a ela para trocar com as rappers iniciantes e slammers paraenses sua experiência bem sucedida na organização do Slam das Minas em São Paulo.

A programação ainda contempla uma mostra audiovisual no Cine Líbero Luxardo, com curadoria da cineasta Jorane Castro, painéis que vão debater o empreendedorismo das mulheres nas artes, a relação das marcas com a música, as mulheres na guitarrada, o assédio sofrido por elas na produção cultural, entre outros temas.

Uma grande festa encerra o Festival, que levará ao palco, as performances das cantoras paraenses Sammliz e Aíla, além de convidadas especiais, e um encontro emblemático entre o Slam Dandaras do Norte e Slam das Minas SP. A DJ TataOgan vai comandar a pista durante os intervalos.

Serviço
Festival M.A.N.A. De 29 de maio a 3 de junho. Inscrições online para oficinas gratuitas (http://goo.gl/pblswP). Confira a programação completa do festival no Facebook do evento (Festival MANA). O evento tem patrocínio da Vivo, via Lei de Incentivo à Cultura Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará.

Nenhum comentário: