15.5.17

Cia Sorteio de Contos estreia cena no Amostra Aí

O Casarão do Boneco avisa que neste sábado, 20, os portões abrem às 18h e a programação começa às 18h30, com estreia da cena curta: “O Massacre do Eldorado do Carajás”, da Cia. Sorteio de Contos. Além de contação de histórias e espetáculo, tem exposição com bonecos do acervo do grupo In Bust, loja com CD’S e DVD’S de conteúdos infantis, comidas saudáveis e chopp da Dona Simone do bairro de Fátima. Vai ver e pague quanto puder, o lema da sustentabilidade.

A encenação da Cia Sorteio de Contos  abre a programação. “O Massacre do Eldorado do Carajás” é resultado da pesquisa prática do sapateado e da música do Coco Raízes do Arco Verde, grupo tradicional de coco residentes do bairro de Amaro Branco, em Olinda - PE, e a marcante história do massacre envolvendo o Movimento do Sem Terra e o estado brasileiro. 

E para quem acha que a temática não é para um público infantil, se engana. A linguagem da Cia. Sorteio de Contos é voltada para o teatro de rua e é para todas as idades, principalmente as crianças. O foco é trabalhar com assuntos que usualmente são escondidos dos pequenos, como a diferença de classe, os conflitos por conta de terras, dinheiro e a desvalorização de minorias e dos excluídos socialmente. 

A cena é curta mas a poesia é gigante

A cena curta “O massacre do Eldorado de Carajás”, por exemplo. aborda o homem chamado agricultor, para quem plantar é sinônimo de amor e de força para mudar o mundo a sua volta.

“Quando esse agricultor se depara com forças que desaprovam sua crença e luta, a esperança humana prevalece no filho do agricultor, que canta a mesma música do pai: Eu vou plantar, amor/ Eu vou plantar paixão/ Eu vou colher beijos abraços e carinhos dentro do teu coração/ amor eu vou plantar o amor”, diz o ator.

A ideia trazer informação de forma lúdica e poética para formar pequenos cidadãos, munidos de pensamentos que possam mudar sua própria realidade. “Queremos que, ao tratar de assuntos delicados, a criança possa entender que existem tais problemas e que existem soluções, baseadas no amor, na compaixão e no espírito de divisão humano”, conclui Lucas. 

Leonel Ferreira e Cia Girândola: histórias

Leonel Ferreira conta "Mel e Kiko"
Logo em seguida o ator Leonel Ferreira da Cia de Teatro Madalenas traz “Mel & Kiko ou a história de borboletas e muitos nós”, uma Livre adaptação do livro Nós, de Eva Furnari, esta é a história de Mel, uma garota que morava na pequena cidade de Pamonha e vivia rodeada de borboletas, um dia Mel vai embora de sua cidade e conhece Kiko, um garoto que tem muito em comum com ela, ele mostra um jeito diferente de viver a vida.

Finalizando a noite a Cia. Girândola de Contadores de Histórias, apresentará suas histórias, o companhia nasceu este ano de 2017, é formada por Alci Santos, Ariel Benício, Evanildo Mercês, Inaía Paes, Katulo Gutierrez e Vandiléia Foro, artistas, educadores, brincantes de boi, pássaros junino, todos contadores de histórias vindos da Vila Sorriso (Icoaraci). A companhia traz em seu repertório diversas narrativas: Mitos e lendas, parlendas, lendas urbanas e histórias clássicas que tecem encantarias aos ouvintes.

É para crianças de todas as idades

Cia Girândola de Contadores de Histórias
O Amostra Aí acontece mensalmente do Casarão do Boneco, um espaço situado em um prédio histórico, na Avenida 16 de novembro- 815, onde diferentes coletivos de teatro, dança e circo realizam diversas atividades culturais. 

A programação é bem diversa e cheia de ludicidades para os pequenos se divertirem, e o público poderá contribuir com a manutenção das atividades da casa e para os artistas com Pague Quanto Puder, uma política que o coletivo mantém para dar acessibilidade a todos que queiram ver teatro.

A equipe responsável por esta edição é formada por Fátima Sobrinho, Andrea Rocha, Nanan Falcão e Marina Trindade, na produção, e ainda Thiago Ferradaes e Paulo Ricardo na técnica. Apoio da Cultura Rede de Comunicação e blog Holofote Virtual, na divulgação.

PROGRAMAÇÃO

  • 18h Portas abertas
  • 18h30 “O massacre do Eldorado do Carajás”
  • 19h “Mel & Kiko ou a história de borboletas e muitos nós”
  • 19h30 Cia. Girândola de Contadores de Histórias

Serviço

  • No Casarão do Boneco, Av. 16 de Novembro-815. PAGUE O QUANTO PUDER. Informações: (91)32418981.

Nenhum comentário: