18.9.10

Evento reúne diretores da velha e nova geração em torno do cinema documentário

Pense em uma mostra audiovisual toda voltada para o cinema documental, reunindo grandes mestres brasileiros e outros mais jovens, da nova geração de documentaristas.

E mais. Com sessões de grandes clássicos e novas produções; bate papos, onde os diretores convidados se encontrariam em ótimos debates com o público para discutir a produção e as linguagens do filme documentário e ainda falar daquelas obras que influenciaram suas carreiras.

Uma maravilha, não é? Pois esta mostra existe e está acontecendo até amanhã, 19, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Entre os documentaristas top que participam, estão Vladmir Carvalho, Bebeto Abrantes, Eduardo Coutinho, Eryk Rocha, Jorge Bodanzky, Maurice Capovilla, Octavio Bezerra, Sandra Werneck, Silvio Da-Rin e Sylvio Back.

Da nova geração de documentaristas presente, como convidados da Mostra Faróis do Cinema, está um paraense, Vitor Souza Lima (na foto abaixo, com o microfone), diretor de “Mãos de Outubro”, que teve o filme exibido e participou do Encontro “Novas Luzes”, ao lado de Carlos Alberto Mattos (na mesma foto, ao lado de Vitor), o curador e idealizador da Mostra Faróis que, pasmem, começou a partir de um blog.

“Isso demonstra o potencial da blogosfera para gerar ideias e eventos capazes de saltar da rede virtual para o offline da cena cultural. Aquilo que no blog eram comentários rápidos, sintéticos, agora poderá se transformar em reflexões mais aprofundadas”, comentou Mattos no blog da Revista Moviola, que cobre a mostra.

Vitor Souza Lima enviou um e-mail emocionado ao Holofote Virtual relatando um pouco destes últimos dias de participação na Mostra Faróis do Cinema, que chegamos a divulgar aqui, à época do convite que ele recebeu.

Um dos momentos bons de sua estadia foi o encontro que teve com Éryk Rocha. O cineasta fez parte da comissão que julgou e premiou os roteiros inscritos no Edital Mis-Pa de Cinema, em 2008, no qual “Mãos de Outubro” ficou em primeiro lugar. Éryk foi o jurado entusiasta do projeto, discutindo e defendendo o documentário estético, sobre o Círio de Nazaré, proposto por Vitor.

“Ontem tive o prazer de conhecer e conversar com o Eryk Rocha. Foi uma noite maravilhosa por várias razões. A principal delas, algo que eu ainda não sabia que ele foi uma das pessoas que apoiaram o meu projeto desde o início, durante a seleção”, comentou, elegendo o filho de Glauber Rocha, impossível não dizer, como o principal responsável pela aprovação de sua obra.

Nada mais de acordo este bate papo entre eles, afinal, a Mostra Faróis também tem este exato objetivo, de proporcionar encontros como este, não? O evento está acontecendo na CAIXA Cultural RJ e no Oi Futuro Ipanema. Iniciou no domingo, 06 de setembro, e só encerrará neste domingo, 19. Haja fôlego, organização e amor à causa para realizar algo desta proporção e importância.

Ao longo desses dias já aconteceram muitas outras coisas, como a homenagem ao cineasta e fotógrafo Mário Carneiro (falecido em 2007), na abertura, com a exibição de uma coletânea de seus filmes curtos e um outro encontro histórico.

Na última terça-feira, 14, após a exibição de Cabra Marcado para Morrer, Eduardo Coutinho e Vladimir Carvalho (foto) encontraram-se para conversar sobre seus filmes e suas admirações no cinema. O detalhe é que antes disso, eles só tinham se visto na década de 1980, na Universidade de Brasília.

Para saber mais, muito mais sobre a Mostra Faróis do Cinema, seu histórico virtual, e acompanhar estes dois últimos dias de programação, ver vídeos e ler matérias sobre os debates, acesse o endereço do evento na internet e acenda também seu farol para o cinema de documentário: www.faroisdocinema.com.br .

Obs: Com exceção da foto de Éryk, todas as outras levam crédito de Conrado Krivochein.



Nenhum comentário: