22.9.10

Vídeo de 1 min. recebe prêmio no 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia

Este ano, o Salão Internacional de Humor da Amazônia inovou ao abrir as inscrições para vídeos de 60 segundos com o tema “Ecologia”.

Uma pena que a procura foi rara, apenas quatro vídeos foram inscritos para a mostra competitiva Minuto do Planeta, que aconteceu no último sábado após a palestra sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, ministrada pelo cartunista José Alberto Lovetro, no Instituto de Artes do Pará.

Mesmo assim, a organização do evento resolveu fazer a exibição de todos e consumar também a premiação de R$ 1.000,00 aos vencedores. Ganhou em 1º lugar, a animação “Ação e Reação” do diretores Mário Fernandes Aires, Julio Cesar Santos de Oliveira, Pedro Rogério da Silva Batista e Carlos Alberto Ribeiro Junior, de Belém do Pará.

“Resolvemos manter a premiação, pois assim estaremos incentivando a maior participação no ano que vem”, disse Biratan Porto, criador e coordenador do evento.

Na comissão julgadora estavam o cartunista Jal, o diretor de animações, Cássio Tavernard (Festa na Pororoca e Rapto do Peixe Boi) e Márcia Macêdo (Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia).

Os outros vídeos inscritos foram: “Curupira”, de Panmella Araújo, também do Pará; “De ban da da”, de Ney Ricardo da Silva, do Estado do Acre e “No future”, de Franscisco Carlos Campos Costa, do Estado do Ceará.

O 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia segue aberto até dia 26 de setembro, sempre das 9h às 22h, no Espaço São José Liberto. Estão expostas 147 trabalhos vindos de 32 países, incluindo o Brasil, além de 10 caricaturas inéditas em homenagem ao jornalista e cartunista paraenses Euclides “Chembra” Bandeira, falecido no ano 2000.

Falando em caricatura, nos dias 25 e 26 os cartunistas João Bento e J. Bosco, respectivamente, realizam sessões de caricaturas ao vivo, isto é, eles fazem caricaturas das pessoas que visitarem o salão, gratuitamente, a partir das 18h.

A realização do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia é da Central de Produção – Cinema e Vídeo na Amazônia, com patrocínio da Oi, através da Lei Semear, com apoio cultural Oi Futuro, Sol Informática e do Hilton Hotel, via Lei Tó Teixeira. O apoio institucional é do Espaço São José Liberto e do Instituto de Artes do Pará.

Um comentário:

Anônimo disse...

este segundo de camisa cinza tem um sorriso lindo e é um gatinho einh!!ai como eu queria que ele desenhasse pra mim!!uiui,meu nome é priscila