12.9.10

Salão de Humor abre inscrições para oficina e workshop

O 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço, que inicia na próxima sexta-feira, 17 de setembro, está com as inscrições abertas à programação paralela a que acontecerá, até dia 26 de setembro, no Espaço São José Liberto.

No dia 18 de setembro, por exemplo, haverá palestra do cartunista Jal (SP), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB). Ele vai conversar com o público, a partir das 10h, sobre “Como utilizar o humor gráfico e quadrinhos na sala de aula”. O bate papo será na Capela do Espaço São José Liberto.

Jal, além de cartunista, também atua como jornalista e começou a carreira no jornal Folha de S. Paulo em 1973. O debate é direcionado a educadores, mas quem quiser participar deve ligar para os telefones: (91) 3343.3567/ 8156.4212/ 8805-5249, pois o espaço só comporta 40 lugares.

Fundador das associações Brasil/Portugal de Banda Desenhada, Brasil/México de Humor Gráfico e Brasil/Cuba de Historietas ele é um dos responsáveis pela criação do Troféu HQ MIX das Artes Gráficas, ao lado de Gualberto Costa, um dos curadores dos Sábados da Memória.

No Instituto de Artes do Pará – IAP – serão realizadas duas atividades. No dia 20 de setembro, das 09h às 13h será realizado o Workshop “Aquarela como arte aplicada”, com Edgar Vasques, arquiteto, jornalista e um dos mais conceituados desenhistas do país. É também chargista, cartunista e caricaturista, participou do boom do humor dos anos 70 e criou o personagem “Rango (foto abaixo)” que foi, na época, um símbolo de resistência a ditadura militar.

É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ “Sotto Vocce”. Exímio aquarelista, também completou o belo texto de Eduardo Bueno com reconstituições de cenas da época do descobrimento.

Também no IAP, nos dias 20 e 21, das 16h às 18h, será ministrada a oficina “Desenho de Humor: Caricaturas, Cartuns e Charges”, com Fernandes (SP), cartunista, que trabalha no jornal Diário do grande ABC. Fernandes começou a participar de salões em 2001, já ilustrou vários livros infantis, entre eles a turma de Gersão (Gerson de Abreu) e a coleção do Castelo Rá Tim Bum editado pela Editora Cia das Letrinhas.

Em 2008 ele foi jurado do International Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul na Turquia. E este ano formará, junto com Jal e Vasques, J. Bosco e Biratan Porto, o júri que irá escolher os melhores do cartoons do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas diretamente no IAP. Mais informações: (91)4006-2904. São apenas 15 vagas por oficina. O 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço que abre na próxima sexta-feira, 17, conta com patrocínio da Oi, através da Lei Semear, com apoio cultural Oi Futuro, Sol Informática e do Hilton Hotel, via Lei Tó Teixeira. O apoio institucional é do Espaço São José Liberto e do Instituto de Artes do Pará.

Nenhum comentário: