
No dia 18 de setembro, por exemplo, haverá palestra do cartunista Jal (SP), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB). Ele vai conversar com o público, a partir das 10h, sobre “Como utilizar o humor gráfico e quadrinhos na sala de aula”. O bate papo será na Capela do Espaço São José Liberto.
Jal, além de cartunista, também atua como jornalista e começou a carreira no jornal Folha de S. Paulo em 1973. O debate é direcionado a educadores, mas quem quiser participar deve ligar para os telefones: (91) 3343.3567/ 8156.4212/ 8805-5249, pois o espaço só comporta 40 lugares.
Fundador das associações Brasil/Portugal de Banda Desenhada, Brasil/México de Humor Gráfico e Brasil/Cuba de Historietas ele é um dos responsáveis pela criação do Troféu HQ MIX das Artes Gráficas, ao lado de Gualberto Costa, um dos curadores dos Sábados da Memória.
No Instituto de Artes do Pará – IAP – serão realizadas duas atividades. No dia 20 de setembro, das 09h às 13h será realizado o Workshop “Aquarela como arte aplicada”, com Edgar Vasques, arquiteto, jornalista e um dos mais conceituados desenhistas do país. É também chargista, cartunista e caricaturista, participou do boom do humor dos anos 70 e criou o personagem “Rango (foto abaixo)” que foi, na época, um símbolo de resistência a ditadura militar.
É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ “Sotto Vocce”. Exímio aquarelista, também completou o belo texto de Eduardo Bueno com reconstituições de cenas da época do descobrimento.

Em 2008 ele foi jurado do International Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul na Turquia. E este ano formará, junto com Jal e Vasques, J. Bosco e Biratan Porto, o júri que irá escolher os melhores do cartoons do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas diretamente no IAP. Mais informações: (91)4006-2904. São apenas 15 vagas por oficina. O 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço que abre na próxima sexta-feira, 17, conta com patrocínio da Oi, através da Lei Semear, com apoio cultural Oi Futuro, Sol Informática e do Hilton Hotel, via Lei Tó Teixeira. O apoio institucional é do Espaço São José Liberto e do Instituto de Artes do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário