
Nesta sexta-feira, 03, além do show de Lenine, largamente divulgado pela imprensa local, vai também acontecer, mais cedo, às 18h, no estande da EDUFPA, o lançamento do projeto “Já! Emergências Contemporâneas”, que no formato de livro, é um território de reflexão sobre a arte contemporânea brasileira.
Reunindo textos e artigos, entrevistas e obras, o projeto aponta mecanismos que vem se apresentando nas diversas regiões do país e que, por meio de estratégias colaborativas, possibilitam leituras variadas.
Como produção artística, propriamente dita, e de construção crítica, o projeto congrega nomes importantes do cenário nacional atual, artistas emergentes, pesquisadores e curadores, numa iniciativa que reforça o papel da arte contemporânea na tradução de um fazer cultural transcendente às salas tradicionais.
Não somente isso, é uma iniciativa que aponta para novas possibilidades de diálogo, provocando uma relação mais próxima entre os vários interlocutores e diminuindo distâncias históricas entre público e arte.
Idealizado pelo curador independente e pesquisador Orlando Maneschy, e a artista visual e pesquisadora paulista Ana Paula Felicíssimo de Camargo Lima, o projeto nasce como uma plataforma relacional que à princípio se manifesta como livro, podendo ser entendido no sentido restrito como tal, ou de forma aberta, como seminário, e reúne mais de quarenta convidados provenientes de diversos pontos do país.
Paulo Bruscky, Paulo Herkenhoff, Regina Melim, Cristina Freire e Cristine Mello, Ricardo Bausbaum, Claudia Leão, Bené Fonteles, Rubens Mano e Oriana Duarte, são alguns nomes de artistas e pesquisadores que podem ser encontrados no projeto.
O livro cria uma espécie de ambiente em que obras e textos (alguns fundamentais para determinadas questões da arte brasileira) se apresentam de forma a criar desdobramentos, na ordem que seguem dentro da publicação, sendo já considerado referência para o estudo e a reflexão no campo das artes visuais.

Editado pela UFPA e pelo Mirante – Território Móvel, o JÁ!Emergências Contemporâneas foi idealizado para ser um seminário aberto – podendo ser realizado em qualquer região do país, atendendo a regra de convidar participantes do projeto de localidades diversas, na busca de fomentar a troca e o trânsito.
É um material indispensável para quem se debruça sobre arte contemporânea, mas também é um guia de proposições criativas que se nos chega como uma leitura deliciosa. O livro foi lançado na ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Arte), em Salvador, BA, e em São Paulo, SP, no ano de 2009.
Serviço
Lançamento do “Já!Emergências Contemporâneas”. Nesta sexta-feira, 03, às 18h, no estande da EDUFPA- Feira Panamazônica do Livro – Hangar. Apoio: UFPA/ICA/Mirante-Território Móvel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário