3.9.10

Livro da UFPA traz pensamento, obras contemporâneas e panorama das artes visuais

Segue no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, a programação da XV Feira Pan Amazônica do Livro.

Nesta sexta-feira, 03, além do show de Lenine, largamente divulgado pela imprensa local, vai também acontecer, mais cedo, às 18h, no estande da EDUFPA, o lançamento do projeto “Já! Emergências Contemporâneas”, que no formato de livro, é um território de reflexão sobre a arte contemporânea brasileira.

Reunindo textos e artigos, entrevistas e obras, o projeto aponta mecanismos que vem se apresentando nas diversas regiões do país e que, por meio de estratégias colaborativas, possibilitam leituras variadas.

Como produção artística, propriamente dita, e de construção crítica, o projeto congrega nomes importantes do cenário nacional atual, artistas emergentes, pesquisadores e curadores, numa iniciativa que reforça o papel da arte contemporânea na tradução de um fazer cultural transcendente às salas tradicionais.

Não somente isso, é uma iniciativa que aponta para novas possibilidades de diálogo, provocando uma relação mais próxima entre os vários interlocutores e diminuindo distâncias históricas entre público e arte.

Idealizado pelo curador independente e pesquisador Orlando Maneschy, e a artista visual e pesquisadora paulista Ana Paula Felicíssimo de Camargo Lima, o projeto nasce como uma plataforma relacional que à princípio se manifesta como livro, podendo ser entendido no sentido restrito como tal, ou de forma aberta, como seminário, e reúne mais de quarenta convidados provenientes de diversos pontos do país.

Paulo Bruscky, Paulo Herkenhoff, Regina Melim, Cristina Freire e Cristine Mello, Ricardo Bausbaum, Claudia Leão, Bené Fonteles, Rubens Mano e Oriana Duarte, são alguns nomes de artistas e pesquisadores que podem ser encontrados no projeto.

O livro cria uma espécie de ambiente em que obras e textos (alguns fundamentais para determinadas questões da arte brasileira) se apresentam de forma a criar desdobramentos, na ordem que seguem dentro da publicação, sendo já considerado referência para o estudo e a reflexão no campo das artes visuais.

“Temos no ‘Já’ textos de Walter Zanini, Marisa Mokarzel, Cristina Freire, Edson Barrus, dentre outros nomes que vem desenvolvendo um pensamento acerca da arte no país e que amplificam para a questão do museu, dos coletivos, da imagem, da política, etc. o que faz com que tenhamos no livro um conjunto bastante potente de vozes significativas. Realmente o resultado nos deixou muito contentes, pois junto a essas vozes temos também artistas de diversas gerações, do país inteiro”, afirma Maneschy.

Editado pela UFPA e pelo Mirante – Território Móvel, o JÁ!Emergências Contemporâneas foi idealizado para ser um seminário aberto – podendo ser realizado em qualquer região do país, atendendo a regra de convidar participantes do projeto de localidades diversas, na busca de fomentar a troca e o trânsito.

É um material indispensável para quem se debruça sobre arte contemporânea, mas também é um guia de proposições criativas que se nos chega como uma leitura deliciosa. O livro foi lançado na ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Arte), em Salvador, BA, e em São Paulo, SP, no ano de 2009.

Serviço
Lançamento do “Já!Emergências Contemporâneas”. Nesta sexta-feira, 03, às 18h, no estande da EDUFPA- Feira Panamazônica do Livro – Hangar. Apoio: UFPA/ICA/Mirante-Território Móvel.

Nenhum comentário: