15.3.16

45 Anos inaugura projeção digital do Cine Estação

Funcionando no Armazém 3 da Estação das Docas, o Cine Estação inaugura, hoje (15), o seu projetor digital, com uma sessão às 19h, para a imprensa e convidados. No telão, os convidados verão o longa “45 Anos”. A produção que concorreu ao Oscar 2016 na categoria melhor atriz, com a indicação de Charlotte Rampling, traz na direção Andrew Haigh. O filme entra em cartaz em sessão regular, a partir de amanhã (16), às 18 e 20h30. O ingresso custa R$ 12,00, com meia entrada para estudantes. 

A inauguração do projetor também traz como novidade a abertura de espaços para a exibição de filmes publicitários, lançando no mercado a disponibilidade de espaços para vídeos comerciais e institucionais, de 30 e 15 segundos. As cotas de patrocínio terão três opções, que variam de um mês a 12 meses de duração, com pacotes diferenciados de contrapartida aos anunciantes.

No pacote oferecido ao patrocinador master haverá dois eventos culturais: um “Bate-papo com a plateia”, sobre o filme em cartaz, e uma atração musical no Armazém 3, vinculado ao título em exibição, denominado “O Filme tem que Continuar”. A proposta do evento segue a linha  das experiências com os filmes “Los Hermanos” e “Cássia Eller”, realizadas no ano passado.

A iniciativa dos anúncios publicitários, bate papos, atrações musicais é super válida, e bem que poderia abrir também para a exibição de filmes em curta metragem e documentários privilegiando produções paraenses, uma vez que o Cine Estação tem um perfil marcado pelo cinema de arte e pela formação de plateia. Quem sabe? Excelentes parcerias podem surgir no futuro, fica aqui uma ideia como sugestão.

Funcionando desde 2003, o Cine Estação entra na era digital após a aquisição do equipamento, financiado pelo Banco Nacional de  Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por leasing. O processo foi iniciado em 2013 e concluído no início deste ano. 

O contrato, intermediado por uma empresa de São Paulo, credenciada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), permitiu à Organização Social Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas, instalar no cinema um projetor de fabricação belga, com os mesmos padrões dos equipamentos utilizados pelas redes de cinemas comerciais do país.

Com o novo equipamento, o repertório de títulos será ampliado, pois o contrato de uso do equipamento permite acesso a todas as distribuidoras de grande porte e às alternativas, que oferecem filmes fora de catálogos comerciais. Apesar deste leque maior de opções, a sala não dispensará títulos mais comerciais, visando oferecer alternativas de lazer para o público cada mais diversificado que frequenta a Estação das Docas.

Além de 426 lugares, o cinema oferece  estacionamento, segurança e serviço gastronômico, e como novo equipamento, a programação será ampliada. Cerca de 160 sessões serão exibidas até dezembro deste ano, programadas para durante a semana, nos horários de 18 e 20h30, e para os domingos, com sessões as 10h, 16h, 18h e 20h30.

Comemoração – O filme “45 anos” rendeu ao casal protagonista, Charlotte Rampling e Tom Courtenay, o Urso de Prata de melhor atriz e ator no Festival de Berlim. Ambos já atuaram juntos em “Trem Noturno para Lisboa” (2013).  

“45 Anos” retrata a história de Kate Mercer, que está planejando a festa de comemoração dos 45 anos de matrimônio. Porém, cinco dias antes do evento, o marido, Geoff, recebe uma notícia inesperada: o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado nos Alpes Suíços. Ele fica abalado emocionalmente, e Kate fica sem saber se terá o que comemorar. Apesar de tudo, a festa está marcada e cabe a ela finalizar os preparativos.

O corpo de Katya (a namorada de Geoff anterior a Kate) incomoda o marido de um modo inesperado, levando-o a voltar a fumar e a afastar-se de tudo o que se relaciona com a vida presente.
Carreira - Charlotte Rampling, que tem sua carreira consolidada há mais de quatros décadas no cinema internacional, desempenha seu papel com olhares, silêncios e poucas palavras. 

A atriz tem em seu currículo filmes premiados, como “O Porteiro da Noite” (1974), da diretora Liliana Cavani, “O Veredicto” (1982), dirigido por Sidney Lumet, e “Coração Satânico” (1987), de Alan Parker. Charlotte Rampling também brilhou em parceria com o diretor François Ozon em “Sob a Areia” (2000), “Swimming Pool – À Beira da Piscina” (2003) e “Jovem e Bela” (2013), títulos exibidos em Belém no Cine Estação das Docas.

Segundo o crítico de cinema William Silveira, a intimidade que a direção constroi em tela é possível unicamente pelo comprometimento de Charlotte Rampling e Tom Courtenay, com grandes interpretações aliadas à montagem de ritmo comedido e à direção de arte irretocável. “45 Anos” lembra que o passar dos anos mantém um acúmulo acomodado de lembranças e inseguranças à espreita, prontas para despertar.

Datas e horários das sessões

15/03 (terça-feira): sessão especial as 19 h, para imprensa e convidados
16/03 (quarta), as 18 h e 20h30
17/03 (quinta), as 18 h e 20h30
20/03 (domingo), as 10 h, 16 h, 18 h e 20h30
21/03 (segunda-feira), as 18 h e 20h30
28/03 (segunda-feira), as 18 h e 20h30 
29/03 (terça-feira), as 18 h e 20h30

Ingressos: R$ 12,00 (com meia-entrada para estudantes). Realização: Governo do Estado/Secult e OS Pará 2000. Na Estação das Docas - Av. Castilho França.

Nenhum comentário: