16.3.16

Qual o corpo que lhe veste? está de volta ao Cuíra

Olinda Charone (Foto: Alexandre Baena)
Nesse corpo heterogêneo que se verifica no Brasil em termos de religiões, o lugar comum é a procura de Deus. E o papel do Teatro é responder a isso. O espetáculo estreou no ano passado e retornou ao Cuíra, e ficará em cartaz todas as quartas de março e abril, sempre às 20h. Corra pra pegar seu ingresso, são apenas 16 lugares na plateia.

Chega a ser incrível que em um mundo que se diz tão moderno e os computadores de alguma maneira regulam a vida de grande parte dos humanos, a principal discussão e motivo de guerras sangrentas ainda seja religião, ou mais ainda, o verdadeiro Deus. Mesmo que muitos ainda ganhem fortunas desgraçadamente pela venda de armas, que animam esses confrontos, a discussão é sobre Deus ou Alá, Buda ou Jesus, deuses indianos e até a sua não existência.

E se isso tudo é assunto no mundo, é assunto para o Teatro. Ao longo dos tempos, o Teatro Litúrgico refletiu, em cada cultura, as ânsias e as crenças dos povos, como tambor que repercute os costumes, a fé e a época. Um Teatro Litúrgico Contemporâneo, seguindo a linha de refletir os tempos em que vivemos, quer discutir, debater, mostrar, enunciar um raciocínio que faça, no mínimo, pensar. E foi nesse caminho que o projeto de pesquisa da artista Olinda Charone se desenvolveu.

A idéia partiu de uma Bolsa de Experimentação, recebida por Olinda Charone, tendo como tema o Teatro Litúrgico Contemporâneo. Ao mesmo tempo, Edyr Augusto pesquisava um texto a partir do julgamento de Jesus Cristo, por Pôncio Pilatos. Quando ambos se encontraram e vieram as outras pessoas, a discussão evoluiu até o texto final, com um título perturbador, utilizando uma frase que Jesus teria dito a Judas, após avisar-lhe que este lhe trairia. E “finalmente, me livrarei desse corpo que me veste”. Qual o corpo que lhe veste? Essa é a pergunta. 

Serviço
Toda quarta-feira de março e abril. 20 horas, no Cuíra - R. Dr. Malcher 287 - Cidade Velha, entre Capitão Pedro Albuquerque e Joaquim Távora. Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia. Corra, se antem, pois há apenas 16 lugares. Informações: 91 98204-5030 (whats app).

Nenhum comentário: