22.3.16

Cultura Viva e mais histórias no Casarão do Boneco

A programação de portas abertas ao público começou no último dia 12 e segue até junho com espetáculos, roda de conversa, música, cinema e oficinas. O projeto conta com colaboradores e artistas interessados em trocar ideias e arte. Para esta semana, o público tem um encontro no “Conversa Com”, nesta terça-feira, 22, a partir das 19h, e na Amostra Aí, que chega repleta de contação de histórias, no próximo sábado, 26, a partir das 18h. Ingresso: quanto você puder pagar.

O Conversa Com de hoje gira em torno do“Cultura Viva e Pontos de Cultura”, política cultural criada em 2014, para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura. Entre as iniciativas do Cultura Viva estão os Pontos de Cultura. O papo vai contar com Laurene Ataíde, Guardiã do Pássaro Colibri, que se tornou Ponto de Cultura, e Delson Cruz, da Representação Regional do MINC, além de artistas que integram o coletivo do Salve Casarão do Boneco e do público que é esperado por todos.

Os Cordões e Pássaros Juninos são tradicionais manifestações culturais do Estado. O Pássaro Colibri foi fundado em 1971, por Teonila Ataíde, mãe de Laurene que hoje leva a tradição adiante, evidenciando ainda a força dos laços familiares na transmissão desta cultura junina.

O Cultura Viva resultou de um intenso processo de escuta e participação social, que envolveu os Pontos de Cultura, parlamentares, gestores estaduais e municipais, universidades e órgãos de controle. Como tudo está hoje, quais os pontos críticos? É uma pergunta que artistas dos coletivos que atuam no Casarão do Bonecos e seus convidados vão tentar entender, nesta terça-feira, 22, a partir das 19h.

“Amostra Aí” traz histórias com gente e bonecos

O público infantil será contemplado nesta programação com muitas histórias, na estreia da “Amostra Aí”. Neste sábado, 26 de março, a partir das 18h, tem contação de histórias que irão ficar no imaginário de cada criança na plateia. Tudo inicia com “O Conto de Verdade” e “O Gato de Rubi”, que integram o projeto de pesquisa “Sorteio de Contos”, do ator Lucas Alberto Cunha.

“O sorteio de contos é um agrupamento de todos os contos que foram repassados para mim por pessoas que conheci e pude trocar histórias. São contos voltados normalmente para a ratificação de pensamentos a favor das minorias e a democratização de ideias como liberdade, esperança e identidades regionais”, diz Lucas Alberto.

“O conto da verdade” é um conto árabe contado apenas para mulheres, mas que Ubirá o contador de histórias diz que conseguiu escutar um dia e roubou o conto para ele. Para enganar então os mais antigos Ubirá, vestido de "alguém que não é homem nem mulher", conta duas histórias:  “O gato de Rubi” e “O Conto da verdade”.

Em seguida, o público vai conferir “A breve história do Sr. Bongo”, com Heyder Moura, que vai nos contar a história de um homem que vive solitariamente em uma casa árvore. O tempo passa e cotidianamente ele repete as mesmas ações. Caminhar, olhar, parar. Essas ações aparentemente triviais revelam ao final o pequeno desfecho da história do Senhor Bongo.

A contação é fruto de um trabalho artístico de teatro de animação em miniatura, que surgiu primeiramente para o formato Lambe-Lambe, e se trata de um desdobramento das investigações poéticas a partir do imaginário da morte. Em uma curta cena de animação, Heyder Moura apresenta-se ludicamente, utilizando bonecos e objetos em dimensões miniaturizadas.

In Bust e “O Conto que eu vim contar”

A programação vai encerrar com a apresentação do Grupo In Bust Teatro com Bonecos, que mostrará ao público o espetáculo “o Conto que eu vim contar”, cuja história se passa em uma fazenda, no Marajó, no Pará. Seu Bastião, um homem muito brabo, é o dono desse lugar. Ele tem uma filha linda, Hosana, que sonha ser chamada de mãe.

Desde que a mãe de Hosana se foi, o Bastião nunca mais sorriu. Ele tem medo de perder a filha, por isso não deixa a menina sair de jeito nenhum! Mas esse lugar é banhado por um rio cheio de segredos, guardado pela Mãe D’água, onde vivem muitas criaturas, inclusive... O Boto.

O texto, da Adriana Cruz, é inspirado no texto Um Conto de Natal, que David Matos criou para o programa Catalendas, da TV Cultura do Pará. O Espetáculo traz moradores do Marajó contando o conto, com bonecos de manipulação por vara, confeccionados com patchouli, de acordo com a encenação, ora na fazenda, ora no fundo do rio.

Serviço
Programação Casarão do Boneco – “Conversa com”, no dia 22, às 19h, e “Amostra Aí”, no dia 26, a partir das 18h. Av. 16 de Novembro, 815, próx. À Praça Amazonas. O ingresso custa quanto você puder pagar. Mais informações: 91 3241.8981.

Nenhum comentário: