30.3.16

Oi Futuro divulga os selecionados e 4 são do Pará

A Oi e o Oi Futuro acabam de anunciar o resultado da seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Foram beneficiados 73 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, intermídia, dança, tecnologia e novas mídias, artes visuais, cultura popular e literatura.

O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. A lista inclui projetos da linha de seleção nacional e iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, foram selecionados projetos culturais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“Em 2016, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e reforça sua vocação para promover a democratização do acesso à cultura, apoiando projetos em todas as regiões do país, viabilizando experiências artísticas inovadoras e fomentando a formação de plateias”, diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. 

A cada ano, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados valoriza novas propostas, antenadas com o DNA de inovação e convergência de linguagens do Oi Futuro. Este ano, a banca curatorial buscou atrair iniciativas que potencializem conexões e impulsionem pessoas, valorizando elementos como interatividade e produção colaborativa de conteúdos. Propostas inovadoras, mescladas a projetos já consagrados pelo público, compõem a seleção de projetos do edital 2015/2016.

Outra ênfase da seleção é em festivais de música, caracterizados pela mobilização de público e reforçando o posicionamento do Oi Futuro na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos estão Fest Bossa & Jazz (RN), Festival Satélite061 24hNoar (DF), Festival Se Rasgum (PA) e outros.

Saiba mais sobre os selecionados no Pará

Arrastão do Pavulagem 2016 - Projeto que valoriza a cultura brasileira, feito no Pará, há 29 anos, com a oferta de oficinas, compartilhamento de saberes com mestres de conhecimentos populares. Este ano, pretende criar um aplicativo para interagir com o público.

Amazônia Mapping 3ª Edição – Projeto que desenvolve possibilidades da linguagem artística e tecnológica do Vídeo Mapping no Pará, que se propõe a habitar a Amazônia de maneira criativa, transformando seus elementos visuais em suportes para trabalho.

FIDA - O Festival Internacional de Dança da Amazônia é um importante festival de dança do Norte e Nordeste do Brasil. Segue há mais de 20 anos como peça fundamental para tornar o Pará como polo referencial da dança.

11º Festival Se Rasgum – Festival que mantém seu formato diversificado musicalmente, que tem revelado novos artistas paraenses para o Brasil e atraindo para seus palcos shows da nova música brasileira, artistas consagrados e novos nomes internacionais. 

Mais informações: http://www.oifuturo.org.br/

Nenhum comentário: