3.3.16

Sonho de Uma Noite de Inverno de volta em cartaz

Montagem do texto do premiado dramaturgo paraense Nazareno Tourinho, o espetáculo do grupo "Os Varisteiros" está de volta à cena de Belém com a 3ª temporada, a partir desta quinta-feira, 3, e sessões ainda nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de março, na quinta e sextas, às 20h,  sábado e domingo às 18h e 20h, sempre no Teatro Waldemar Henrique.

Oito artistas de teatro, de diferentes personalidades, vão ter que descobrir onde encerra (ou começa) o caminho para o infinito, entre desavenças pessoais, agressões verbais, “alfinetadas” e uma verdadeira “lavagem de roupa suja”. São atores interpretando atores e colocando no palco o desafio de investigar a própria profissão de acordo com as experiências vividas em ensaios.

“Sonho de Uma Noite de Inverno” é o mais recente texto do dramaturgo paraense. Nas duas primeiras temporadas, Tourinho revelou sua visão sobre o espetáculo. "Assistindo tal representação, fiquei surpreso por sua originalidade e sucesso", declarou. "O respeito dispensado ao espírito e mensagem do texto, que simultaneamente empurrou os espectadores para a reflexão filosófica sobre o sentido da existência humana, além dos recursos empregados pela direção”, avaliou o autor.


Nazareno Bastos Tourinhos nasceu em Belém no dia 06 de dezembro de 1934, filho do bombeiro Aristóbulo da Costa com Jarina Bastos Tourinho. Foi aprendiz de marceneiro, cobrador de ônibus, balconista de loja de ferragens, marítimo, professor autodidata de cursos livres e jornalista profissional.

Casado com a funcionária federal Mirian Zagury, com quem tem três filhos, Tourinho foi consagrado como escritor teatral em Belém e, com menos de 35 anos, foi eleito membro efetivo e perpétuo da Academia Paraense de Letras.

O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como "Nó de 4 Pernas", dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e "Fogo Cruel em Lua de Mel", com direção de Wolff Maia, em São Paulo.

Nazareno Tourinho conquistou diversas premiações em concursos de dramaturgia. Uma delas aconteceu fora do Brasil com a peça "Pai Antônio", que ganhou a primeira "Mencón del Concurso Latinoamericano de Dramaturgia 'Andres Bello'", realizado em 1985, na Venezuela. Em Belém, levou o 1º lugar no prêmio “Governo do Estado do Pará”, em 1961, e o prêmio “Elmano Queiroz”, também a primeira colocação, em 1969.

O grupo - Surgido em 2011 com a reunião dos atores concluintes do Curso Técnico de Formação em ator da ETDUFPA, Os Varisteiros é formado por atores, diretores, cenógrafos, produtores e figurinistas, que se propõem à investigação de diversas áreas artística.

Com apenas 4 anos de existência, a companhia busca sua identidade como um grupo teatral no cenário paraense, mas com a preocupação em produzir inquietações, experienciar métodos, provocar práticas, dar corpo e voz para às nossas varistagens. "Sonho de Uma Noite de Inverno" é o terceiro espetáculo do grupo, sendo o primeiro "No Trono", “Barrela” e "Nó de 4 Pernas", também de Nazareno Tourinho.

Serviço
"Sonho de Uma Noite de Inverno". Dias 3, 4, 5, 11 (20h), e 12 e 13 de março (18h e 20h). Teatro Waldemar Henrique (Praça da República, s/n, Campinas | Belém-PA). Ingressos antecipado: R$ 15,00 - pelos telefones 98134-2515 / 98250-5966 (WhatsApp). Na bilheteria: R$ 30,00. Vendas nos cartões de crédito e débito. Meia-entrada para estudantes.

Nenhum comentário: