22.3.16

Fotoativa recebe lançamento de livro sobre reggae

A música em fotografias, vídeos e ritmos foram reunidos em "O Reggae no Caribe Brasileiro", livro do artista e pesquisador Ramusyo Brasil, que será lançado amanhã, 23, às 19h, na Associação Fotoativa. A programação integra o conjunto de ações que marcam o retorno de atividades no Casarão, localizado na praça das Mercês, bairro da Campina.

“O Reggae no Caribe Brasileiro" é resultado da tese de doutorado de Ramusyo, maranhense, que teve seu estudo premiado como a melhor da área de ciências sociais pela ANPOCS - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências, em 2012. “Creio que o diferencial da abordagem está na perspectiva multimidiática que o trabalho tomou, utilizando-se de fotografias, vídeos, músicas e texto para construir um discurso sobre o reggae, desde sua gênese até a transformação da cidade de São Luís na capital nacional do reggae. A pesquisa voltou-se para as dimensões políticas do fenômeno reggae”, afirma o autor. 

O estudo aponta que o reggae no Brasil, mais especificamente no Maranhão ganhou novo significado de acordo com os trânsitos e as recepções que se deram ao longo do tempo. “Características como dançar o reggae juntos e a invenção dos melôs de reggae, que são aportuguesamentos das letras dos reggae cantados em inglês muito presentes no reggae maranhense dão a dimensão das possibilidades de identificação do reggae com a população local. Na linguagem corpóreo-musical se percebe o elã que conecta sociocultural, étnica e sensualmente os regueiros aqui e em Jamaica”, conta Ramusyo. 

Músico contrabaixista, Ramusyou sempre foi atraído pelo modo como o contrabaixo inverte, às vezes, completamente a dinâmica ou o entendimento do andamento e do groove da música. “Talvez por isso tenha decidido passar tantos anos da minha vida dedicado ao estudo do reggae no Maranhão, pois os graves sempre me tocaram a alma. Na África o grave é a mãe, que acolhe e conduz”, completa. Após a roda de conversas sobre o “O Reggae no Caribe Brasileiro" haverá sorteio de exemplares do livro e discotecagem de reggae para embalar a noite.

Casarão reúne diversidade na programação

O retorno das atividades da Fotoativa no Casarão da praça das Mercês, reúne uma diversidade de ações em desenvolvimento constante, por fotógrafos, artistas, escritores, músicos, pesquisadores e interessados no compartilhamento de ideias e iniciativas.

O espaço se mantém vivo e atuante com programações que já reuniram centenas de pessoas, seja em dias inteiros dedicados à realização de oficinas e apresentações, como também em eventos pontuais, de lançamento de publicações, debates e experimentações, que também possam contribuir para a continuidade das atividades no Casarão.

Ramusyo Brasil é videasta, músico e fotógrafo. Desde 2005 trabalha em projetos fotográficos e audiovisuais junto ao Coletivo NUPPI Olho de Peixe, de onde surgiram livros, exposições, eventos e filmes. Trabalha com produções audiovisuais nas funções de diretor, roteirista, produtor, diretor de fotografia e sound designer. 

Atualmente se dedica ao Cine Ebó, místicas audiovisuais construídas ritualmente na potência dos afetos. Realizou, nesta perspectiva, o longa Maranhão 669 - Jogos de Phoder (2014) e os curtas Massa Estanque (2015) e Meus 20 Melhores Amigos (2012) no campo do ensaio audiovisual, além dos documentários O reggae no Caribe brasileiro (2011) e Reggae, Funk e Tecnobrega: ressonâncias culturais do Caribe e do Atlântico Negro no Brasil (2013).
  
Serviço
Fotoativa Portas Abertas para o Lançamento do Livro "O Reggae no Caribe Brasileiro" com Ramusyo Brasil (MA), na quarta-feira, dia 23 de março, às 19h, no Casarão Fotoativa - Praça das Mercês, 19 - Bairro da Campina. Mais informações no site www.fotoativa.org.br ou nas redes sociais.

Nenhum comentário: