12.8.10

Azulejaria e arte digital na nova exposição de Jorge Eiró

Imagens de São Jorge em gravuras digitais, impressas sobre azulejos 20 x 20 cm.

É assim que o artista plástico, professor e pesquisador Jorge Eiró rapidamente descreve sua mais nova exposição, a ser aberta neste sábado, a partir das 11h, na Galeria Elf.

De acordo com ele, “Companhia de Jorge”, é um desdobramento do tema apresentado na exposição `Iluminuras’, realizada na Galeria Elf em abril deste ano, na qual cada artista criava trabalhos inspirados no santo de sua predileção.

“Naturalmente, eu que sou da Companhia de Jorge, elaborei alguns trabalhos que apresentavam o Santo Guerreiro no sacro-profano reino da cultura pop”, vai logo explicando .

Junto a isso, os azulejos utilizados representam a memória de uma certa tradição portuguesa de utilizar azulejos decorados com imagens de santos fixadas nas portas das casas, “evocando proteção”.

Segundo o artista a idéia de montá-la ganhou força, não por acaso, depois de sua visita ao Castelo de São Jorge e ao Museu do Azulejo, em Lisboa.

Eiró faz um paralelo desta tradição, com as inúmeras representações de São Jorge, perdidas no universo virtual. “Dessa forma surgem apropriações, derivações, aglutinações, especulações a partir da figura do Santo Guerreiro mixada com obras da história da arte e imagens da indústria cultural disponíveis na selva da internet”.

No último final de semana, o artista plástico teve a filha seriamente baleada durante um assalto. Por isso, muita gente pode ter ficado em dúvida, mas Lucinha Chaves, da Galeria Elf, informou nesta tarde que a abertura da exposição está mantida, por decisão de Eiró, e que Marina está se recuperando bem.

A Galeria Elf fica na Passagem Bolonha, 60 - entre Beijamin e Dr. Moraes. Bairro de Nazaré. Mais informações: + 55 (91) 3224-0854.

Nenhum comentário: