19.8.10

Exibição de filmes e oficinas de formação cineclubista em Belém e Igaraé Açú

Na próxima semana, o Inovacine realiza sua oficina de Formação Cineclubista em Belém. O limite de vagas é a lotação do Cine-Teatro Líbero Luxardo (80 vagas). De 23 a 27 de agosto, das 9h às 12h, os inscritos participarão de uma oficina que tem como conteúdo a instrumentalização prática de se tocar um cineclube (da pré à pós produção) e o aprofundamento na teoria cinematográfica através de sua História.

Das 14h às 18h, também complementando as aulas da manhã, mas sendo um evento a parte, a programação de filmes escolhida seguirá o viés da maldição. Sabemos que um dos papéis que este profissional (cineclubista) deve assumir perante a sociedade é o de trazer à luz obras raras.

Serão exibidos o clássico noir “Anjo do Mal”, do 'contrabandista' Samuel Fuller; o vanguardista, “Limite”, do brasileiro Mário Peixoto; o onírico “Lisa e o Diabo”, de Mario Bava; “Café Lumiére”, de “Hou Hsiao-Hsien” e uma sessão paraense de curtas, com o documentário de denúncia “Dezinho”, de Evandro Medeiros e a ficção “Matinta Perera”, de Jorge Vidal.

A inscrição é gratuita, a conversa é franca. O Inovacine, projeto criado numa parceria entre a Fapespa e a APJCC, tem como norte, neste segundo semestre, manter uma regularidade de pelo menos uma ação a cada 15 dias, em Belém, e uma viagem, todo mês, a outras cidades do Estado.

Antes do evento no Centur, nos dias 20, 21 e 22 de agosto o Inovacine estará na UEPa, em Igarapé-Açú. Na programação, o gênero do fantástico será privilegiado. Além da sessão paraense, que exibirá o premiado “Chama Verequete”, de Luiz Arnaldo e Rogério Parreira, serão exibidos a ficção científica “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick, e o terror “O despertar da besta”, de José Mojica Marins.

Serviço
As inscrições podem ser feitas por e-mail (comunica@fapespa.com) com o assunto Inscrição, e, no conteúdo, apenas o nome completo e o contato telefônico. Qualquer dúvida ligar para 91 8114-8146. Oficinas: Em Belém, no Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo), nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 das 9h às 12h e das 14h às 17h. Em Igarapé-Açú, no campus da UEPA, nos dias 20, 21 e 22, das 9h às 12h e das 18h às 21h. Entrada franca.

Nenhum comentário: