16.8.10

"O Percurso do Olhar" de Luiz Braga no Museu Casa das Onze Janelas

O Museu Casa das Onze Janelas inaugura, nesta quarta-feira, 18, a mostra “O Percurso do Olhar”, que reúne fotografias da coleção “Verde-Noite, 11 raios na estrada nova, fotografia, nigthvision”, do fotógrafo Luiz Braga.

Ao todo, estarão na exposição, cinqüenta fotografias. Algumas já faziam parte do acervo da instituição. Outra onze delas acabam de ser adquiridas pelo museu graças ao Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Funarte concedido ao fotógrafo no ano passado.

“Recorrendo à tecnologia da nightvision, adaptada à uma técnica toda própria, Luiz Braga mostra claramente a versatilidade da obra de um artista que, tendo participado do processo referente à ‘visualidade amazônica’, à ela não se enclausurou, conseguindo desenvolver uma produção que, partindo de referências locais, extrapolaram esse campo, adicionando a ele uma visão mais comprometida com a interpretação pessoal que faz do mundo”, diz Nina.

“Essa ação é importantíssima para a afirmação e memória da arte, no entanto esbarra na falta de recursos”, diz Luiz Braga que além desta série doou ao museu um conjunto de fotografias da série matricial de sua produção, focada na visualidade popular do Norte do Brasil, de obras em P&B e demais trabalhos de determinadas fases de sua trajetória. “O prêmio implicava na doação da serie 11 trabalhos produzidos com a verba do prêmio e "complementei" com mais 31 que mapeiam o meu percurso em PxB e cor”, explica.

Depois da participação na 56ª Bienal de Veneza, como um dos dois representantes brasileiros na tradicional mostra internacional de arte é a primeira exposição dele no Brasil desde 2005, quando realizou a grande mostra de sua produção no projeto “Arraial da Luz".

Esta mostra é, portanto, oportunidade para que o público local possa acompanhar a trajetória deste importante fotógrafo paraense, que integra a história da arte produzida no Brasil.

O Museu Casa das Onze Janelas, com mais esta ação, se iguala em quantidade e potência à coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e equipara-se às instituições brasileiras e internacionais que possuem em seus acervos, coleções públicas de trabalhos emblemáticos da trajetória do artista.

Entre os exemplos, estão a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outros.

No dia 17 de setembro, Luiz Braga conversará com o público, ao lado da crítica de arte Mariza Mokarzel, a partir das 19h. “Pretendo falar sobre o meu caminho desde os anos 80 até enfim me transformar num autor”, adianta o fotógrafo.

Serviço
Exposição “Percurso do Olhar”, de Luiz Braga o percurso do olhar. Vernissage, nesta quarta-feira, 18, às 19h30. Visitação de 19 de agosto a 03 de outubro, de terça a domingo, de 10h às 16h. Nos feriados, das 9h às 16h. Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas, Praça Frei Caetano Brandão s/nº- Cidade Velha.



Nenhum comentário: