29.8.10

Cia. Madalenas leva Corpo Santo à Praça dos Estivadores

A próxima apresentação do espetáculo "Corpo santo", da Cia de Teatro Madalenas, vai ser na sexta-feira, 03 de setembro, a partir das 19h, na Praça dos Estivadores, em frente ao prédio histórico do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, o SINDIFISICO.

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, o espetáculo estreou em maio deste ano, no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

Mas quem foi ver na época, pode assistir novamente, pois a nova versão deve trazer várias adaptações para acontecer ao ar livre.

A iniciativa parte da parceria entre a companhia e o SINDIFISCO, que pretende transformar o local em um grande corredor cultural. Por isso, além do espetáculo, o espaço também será palco de outros tipos de manifestações culturais.

“Corpo Santo” aborda o sincretismo religioso, presente nas pesquisas do grupo. As simbologias afro-brasileiras marcam o espetáculo, na personificação da figura de Ogum, orixá correspondente a São Jorge na tradição da cultura negra brasileira, reverenciado na umbanda, no candomblé e no tambor de mina.

Em cena, a atuação e o trabalho de corpo do ator Rodrigo Braga, na composição dos personagens.

Para chegar aos resultados alcançados, o ator fez uma intensa pesquisa de expressividade corporal, do estudo do corpo do ator em cena, constituindo a "mímica dramática" que ilustra, de forma poética e simbólica, a figura do santo.

No espetáculo, ele se torna um contador de histórias, que narra a vida inusitada de um homem chamado Jorge.

“Corpo Santo” é “metáfora que perpassa pelos valores populares ligados a São Jorge e cria uma reflexão sobre os desafios que a vida nos desvela, pontuando de forma sutil a presença do mostro e do herói existente em cada um de nós, um eterno construir de novos desafios para desbravar outros caminhos”, disse Rodrigo.

“Escolheu-se a matriz de São Jorge sincretizado em Ogum, pois existe uma relação muito forte deste com os elementos da natureza, com a terra, com as nossas origens. Porém o espetáculo demarca muito bem as passagens de São Jorge e de Ogum, seja através de um canto, de uma oração ou mesmo no corpo do ator em cena”, afirmou o diretor do grupo Leonel Ferreira, em entrevistas à época da estreia.


Há nove anos - A Companhia de Teatro Madalenas surgiu em 2001, formada um ano depois da estreia de “Paixão Barata, Madalenas”, de onde vieram os atores que a integram até hoje.

Montado como resultado do curso técnico de arte cênica da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), o espetáculo causou impacto e atraiu a atenção da imprensa e do público de Belém, ao se inspirar na via-crúcis de Cristo, para tratar temas polêmicos e de intensa crítica político-social.

Teve roteiro de Luiz Otávio Barata, adaptação e direção de Karine Jansen e Wlad Lima, ambientação cênica de Nando Lima, iluminação de Iara Souza, sonoplastia de Fábio Cavalcante e concepção e projeção de imagens, de Patrícia Gondim.

A companhia Madalenas pode-se dizer, é fruto de um momento importante e de consolidação ETDUFPA, que se afirma definitivamente com o curso de graduação em dança e teatro. É hoje a principal formadora de artistas cênicos paraenses.

Não por acaso, a companhia segue sua trajetória buscando, no teatro, um meio de comunicação, de encontro e de troca, focando uma reflexão mais crítica sobre o seu fazer artístico. Além de Corpo Santo, o grupo também montou, em 202, "Aurora da Minha Vida" e "À Flor da Pele"que, em 2003, ocupou e foi apresentado em outro espaço histórico, o Palacete Bolonha.



Nenhum comentário: