
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da oficina, na sede do Instituto de Artes do Pará, que fica em Nazaré, ao lado da Basílica.
Lincoln é músico e produtor do grupo A Barca, que desde 1998 realiza um amplo trabalho de criação de espetáculos, documentação, arte-educação e produção cultural, com dois CDs gravados (“Turista Aprendiz” e “Baião de Princesas”), além das caixas “Trilha, toada e trupé” (2006, 3 CDs e DVD) e “Coleção Turista Aprendiz” (2007, 7 CDs e DVD).
As atividades serão realizadas entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro. A primeira oficina, de 9h às 12h, será “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular”, que tem como objetivo o estudo e a prática musical por meio de duas manifestações populares do Brasil: o coco e o jongo, presentes no Nordeste e no Sudeste, respectivamente.
Lincoln Antônio explica que o termo “batuque” abrange as diversas manifestações populares que têm em comum a formação em roda, o canto responsorial (solista e coro), o uso de instrumentos de percussão e a dança aos pares. Nestas manifestações, música e dança entrelaçam-se como num jogo. Coco, samba de roda, tambor de crioula, carimbó e jongo são algumas das brincadeiras que possuem estas características, cujas origens estão na África.

Para esta oficina serão inscritos até 20 participantes, que devem levar ao IAP seus próprios instrumentos, como ganzás, pandeiros, caixas e tambores de mão (atabaque, tambor de carimbó, congas e similares).
A segunda oficina chama-se “Turista Aprendiz: Convívio, documentação e diálogos com a cultura popular” e será realizada no mesmo período, de 15h às 18h. O objetivo é discutir as formas de aproximação e contato com a cultura popular tradicional, os meios de aprendizagem e vivência, a importância dos mestres tradicionais e da oralidade, o registro documental, o diálogo e a recriação artística.
A partir da experiência de campo do grupo A Barca, que trabalha com a documentação e recriação artística de diversas manifestações brasileiras, e da apreciação do trabalho pioneiro do escritor Mário de Andrade nos anos 20, a oficina atualiza a questão da cultura popular tradicional e sua relação com a contemporaneidade. Para esta oficina serão inscritas até 30 pessoas.

Serviço
Oficinas “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular” e “Turista Aprendiz: Convívio, documentação e diálogos com a cultura popular”, com Lincoln Antônio, do grupo A Barca (SP). De 30/08 a 06/09, de 9h às 12h e de 15h às 18h, no Instituto de Artes do Pará (Nazaré, ao lado da Basílica). Inscrições gratuitas, até dia 30/08, na Gerência de Artes Cênicas e Musicais do instituto. Informações: 4006-2913.
Fonte: Assessoria de Comunicação - IAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário