27.8.10

No IAP: Lincoln Antônio, do grupo A Barca (SP),ministra duas oficinas

O músico, compositor e arranjador, Lincoln Antônio, formado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp, ministra em Belém duas oficinas direcionadas a artistas e pesquisadores da cultura popular.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da oficina, na sede do Instituto de Artes do Pará, que fica em Nazaré, ao lado da Basílica.

Lincoln é músico e produtor do grupo A Barca, que desde 1998 realiza um amplo trabalho de criação de espetáculos, documentação, arte-educação e produção cultural, com dois CDs gravados (“Turista Aprendiz” e “Baião de Princesas”), além das caixas “Trilha, toada e trupé” (2006, 3 CDs e DVD) e “Coleção Turista Aprendiz” (2007, 7 CDs e DVD).

As atividades serão realizadas entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro. A primeira oficina, de 9h às 12h, será “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular”, que tem como objetivo o estudo e a prática musical por meio de duas manifestações populares do Brasil: o coco e o jongo, presentes no Nordeste e no Sudeste, respectivamente.

Lincoln Antônio explica que o termo “batuque” abrange as diversas manifestações populares que têm em comum a formação em roda, o canto responsorial (solista e coro), o uso de instrumentos de percussão e a dança aos pares. Nestas manifestações, música e dança entrelaçam-se como num jogo. Coco, samba de roda, tambor de crioula, carimbó e jongo são algumas das brincadeiras que possuem estas características, cujas origens estão na África.

Durante a oficina, os participantes irão trabalhar três aspectos: o canto (repertório, cantar sozinho, cantar em conjunto, improvisar), o toque (percepção rítmica e percussão: ganzás, pandeiros, caixas e tambores) e a dança (o jeito do corpo, passos, variações, dinâmica das rodas, improviso). Também serão compartilhados filmes, gravações e textos sobre o assunto.

Para esta oficina serão inscritos até 20 participantes, que devem levar ao IAP seus próprios instrumentos, como ganzás, pandeiros, caixas e tambores de mão (atabaque, tambor de carimbó, congas e similares).

A segunda oficina chama-se “Turista Aprendiz: Convívio, documentação e diálogos com a cultura popular” e será realizada no mesmo período, de 15h às 18h. O objetivo é discutir as formas de aproximação e contato com a cultura popular tradicional, os meios de aprendizagem e vivência, a importância dos mestres tradicionais e da oralidade, o registro documental, o diálogo e a recriação artística.

A partir da experiência de campo do grupo A Barca, que trabalha com a documentação e recriação artística de diversas manifestações brasileiras, e da apreciação do trabalho pioneiro do escritor Mário de Andrade nos anos 20, a oficina atualiza a questão da cultura popular tradicional e sua relação com a contemporaneidade. Para esta oficina serão inscritas até 30 pessoas.


No teatro, como diretor musical, compositor e arranjador, trabalhou com Marco Nanini e Bibi Ferreira, entre outros. Com a Cia. do Latão, desenvolveu por vários anos um trabalho de criação e interpretação musical com os atores, que resultou na música ao vivo de diversos espetáculos.

Serviço
Oficinas “Batuques Brasileiros: uma aproximação com a cultura popular” e “Turista Aprendiz: Convívio, documentação e diálogos com a cultura popular”, com Lincoln Antônio, do grupo A Barca (SP). De 30/08 a 06/09, de 9h às 12h e de 15h às 18h, no Instituto de Artes do Pará (Nazaré, ao lado da Basílica). Inscrições gratuitas, até dia 30/08, na Gerência de Artes Cênicas e Musicais do instituto. Informações: 4006-2913.

Fonte: Assessoria de Comunicação - IAP

Nenhum comentário: