13.8.10

Mais três espetáculos, hoje, no Festival Territórios de Teatro

Na Casa da Atriz, às 19h, será apresentado "A Troca e a Tarefa"; no Teatro da Fundação Curro Velho, no mesmo horário, será apresentado Águas de Mariana e no Teatro Universitário Cláudio Barradas, às 21h, tem “Meio Dia do Fim” (foto), espetáculo inédito em Belém, com texto e atuação de Paulo Faria, indicado ao prêmio Shell de Teatro como melhor autor.

Meio Dia do Fim é o espetáculo mais recente da Cia. Pessoal do Faroeste. Apresenta a história de um casal que, mesmo sem amor, está junto há trinta anos. Ao descortinar os motivos que sustentam este relacionamento o espetáculo lança luz sobre a questão do latifúndio e cria paralelos entre os conflitos do casal e o conflito inevitável entre a propriedade privada e a função social da terra.

A Cia. Pessoal do Faroeste há alguns anos se dedica a pesquisar as questões relacionadas à formação histórica da cidade de São Paulo. Esta pesquisa, para além do interesse específico por São Paulo, busca entender a formação humana, política e cultural das cidades, e intervir nela. É neste ponto que o Meio Dia do Fim se integra ao projeto do grupo: entender como o acúmulo improdutivo da propriedade privada interfere profundamente nas dinâmicas sociais.

Neste espetáculo, antes de entrar no teatro o público é convidado a ocupar o teatro, mais do que se apropriar da sua cadeira (lugar privativo da platéia).

O espetáculo usa da metáfora da ocupação para refletir sobre a função social, não só da terra, mas da cidade, das salas de teatro e da arte. É deste lugar que o público vê o esfacelamento de uma relação e a escolha entre o amor ou a propriedade.

Já “A troca e a tarefa” (foto), comYeyé Porto em cena, está de volta em cartaz. Com texto baseado na obra homônima de Lygia Bojunga, tem direção do ator e dramaturgo, Adriano Barroso.

Águas de Mariana é montagem do GeMTe - Grupo Experimental de Teatro. Faz um mergulho nas Terras da Encantaria e traz um olhar cênico sobre a entidade Dona Mariana, Princesa Turca Encantada, que também se manifesta como Marinheira e como Arara Cantadeira.

A 3ª edição do Festival Territórios de Teatro acontece até este domingo, em vários espaços da cidade. Criado em 2008 como uma mostra não competitiva, vem reunindo a produção de teatro de Belém utilizando os espaços conquistados como territórios de utilização teatral pelos grupos e artistas.

“A produção teatral de Belém e do estado do Pará há anos toma iniciativas para conseguir manter suas práticas. Dentre estas ações que vem sendo feitas estão, por exemplo, a criação de Teatros - sedes de grupos, ou ainda a utilização de espaços alternativos (praças, ruas, galpões, residências, porões) nas temporadas, para manutenção de suas produções, e ainda, a criação de espetáculos que com facilidade técnica e baixo custo, possam circular em diversos espaços da cidade”, observa Ester Sá, da Direção Geral.

O Festival também tem direção do ator, diretor e cenógrafo Nando Lima, além de Cristina Costa, na produção.

Programação

DIA 13 - SEXTA

A Casa da Atriz – 19h – A TROCA E A TAREFA

Teatro da Fundação Curro Velho – 19h - ÁGUAS DE MARIANA

Teatro Universitário Cláudio Barradas – 21h – MEIO DIA DO FIM

Dia 14 - SÁBADO

Praça Ver-o-Rio 17h – Grupo de Experimentação Teatro Miniatura

Teatro da Fundação Curro Velho – 17h - QUEM TEM RISO VAI A LONA

Memorial dos Povos Indígenas (Ver-o-Rio) – 19h – 6 MESES AQUI

Teatro Universitário Cláudio Barradas – 21h – FROZEN

DIA 15 - DOMINGO

Teatro Universitário Cláudio Barradas – 18h – OS DONS DE QUIXOTE

Teatro Maria Sylvia Nunes - 21h - IN BETWEEN

Nenhum comentário: