6.8.10

Seresta do Carmo traz cinema e muita guitarrada

A Seresta do Carmo que acontece hoje, na Cidade Velha, terá gosto de guitarrada. A programação inicia, às 19h, na Praça do Carmo, com mostra cinema e segue com interferência poética do Grupo Extremo Norte, formado por Rui do Carmo, Rita Melém, Renato Gusmão; seguindo com apresentação do Grupo Paranativo e Trio Ternura, encerrando a noite com Mestre Vieira.

A apresentação desta sexta-feira, 06, vai compensar o incidente com a chuva no dia de abertura da quadra junina, na Praça Brasil, no mês de junho, quando Mestre Vieira, seus músicos e comitiva estavam programados e prestes a subir no palco, quando uma daquelas fortes chuvas, típicas da nossa época, caiu e acabou com a festa.

Hoje há de ser diferente. Além do show, Mestre Vieira prometeu trazer os últimos dos exemplares de seu preimeiro CD, gravado de forma independente, no município de Barcarena, no ano passado, o "Guitarrada Magnética".

Ontem, pelo telefone, ele me disse que aguarda a chegada de uma remessa de mais 500 CDs. Por enquanto traz consigo os poucos exemplares que tem em mãos. Quem estiver interessado pode garantir o seu através do telefone 91 8134.7719. De acordo com o guitarrista Gilvaldo Pastana, que pesquisa a obra de Mestre Vieira, em Barcarena, este novo trabalho de Mestre Vieira "traz a mesma textura sonora que emulou o ambiente ribeirinho do Lambada das quebradas vol. 1, mas desta vez, ele não abriu mão da tecnologia", escreveu em seu blog.

Ao juntar de forma original elementos do choro, da jovem guarda e do merengue, Mestre Vieira trouxe para a música do Pará uma nova concepção que em seguida influenciaria diversos compositores e músicos na nova geração.

Para a noite de hoje, o músico, de 76 anos, promete mostrar como fez a guitarrada se tornar uma das mais ricas escolas musicais do país. É ir lá para conferir. A carreira deste mestre que já chega aos 50 anos de dedicação à música será resgatado em DVD, um projeto aprovado pela Lei Semear.

O projeto está em fase de captação, em busca de patrocinadores e apoiadores. Há algumas semanas, estivemos com Mestre Vieira em sua casa que fica em Barcarena. Lá, ele assistiu pela primeira vez a gravação feita há um ano de seu encontro, em Belém, com o guitarrista Herbert Vianna, material que será incluído no projeto dos 50 anos de guitarrada.

Nenhum comentário: